Casa Albornoz: azeites de oliva artesanais de Santana do Livramento (RS)

Casa Albornoz: azeites de oliva artesanais de Santana do Livramento (RS)

A Casa Albornoz, localizada em Santana do Livramento (RS), é um lugar diferenciado e super interessante para quem visita a fronteira gaúcha. Pertinho de Rivera, no Uruguai, é um lugar encantador que vende e produz azeites de oliva, nozes e mel.

Fica a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, às margens da BR 158. De lá, os turistas têm uma vista privilegiada do Cerro de Palomas, um dos principais cartões postais da região. 

A Casa Albornoz tem vista impressionante e, quando conhecemos a história da empresa, ficamos ainda mais apaixonadas! 

Continue a leitura e se apaixone também por este lindo lugar que merece pelo menos 2 horas de visita!

Como é a Visita na Casa Albornoz

Chegamos na Casa Albornoz em um dia cinza e com garoa. Quando desembarcamos no jardim, a paisagem mudou completamente nosso astral, pois o lugar é realmente muito bonito!

A Casa Albornoz tem um espaço muito especial e moderno para receber os visitantes. Na parte da frente do lagar, local onde é produzido o azeite de oliva, há um charmoso deck e jardim com uma linda vista do Cerro de Palomas. 

É o lugar ideal para fazer fotos e degustar as tábuas de frios vendidas pela Casa Albornoz.

Conhecemos o projeto em setembro de 2021 e até aquele momento a visitação era gratuita. O passeio inicia com uma apresentação que conta a trajetória da família e explica como surgiu a ideia. 

Depois disso, iniciamos a degustação guiada dos seis rótulos de azeites de oliva extravirgem: Todo dia, Casinha, Da casa, Reserva familiar, Dom Eurico e Defumado. 

Cada especialidade tem sabores, aromas e intensidades diferentes. Somos convidados a exercitar o paladar e a sentir notas mais picantes, outras amargas e frutadas. 

O azeite Casinha, por exemplo, foi idealizado para as crianças e é mais suave. Harmoniza bem com peixes, legumes, saladas e queijos leves. 

Embora tenha sido pensado nas crianças, muitos adultos gostam do sabor. Pois é mais leve e menos intenso.

Experimentamos também as nozes pecan in natura e temperada. O mel Florada de Eucalipto e Florada de Campo Nativo também estavam na nossa degustação. 

A visitação encerra na parte industrial, onde são extraídos e confeccionados os azeites de oliva. Através de uma parede de vidro vimos o maquinário utilizado nas etapas de produção, armazenamento e rotulagem. 

É um passeio lindo e diferente para quem está começando a conhecer (e a viver) experiências da olivicultura.

Como aproveitar mais a Casa Albornoz e contemplar o Cerro de Paloma

Dentre as belezas da Casa Albornoz, está a localização privilegiada. O empreendimento fica ao pé do Cerro de Paloma, um clássico da região da Fronteira Gaúcha. 

Passar uma agradável tarde nos jardins ou curtir um almoço no deck de madeira são alguns dos atrativos para os turistas. 

No dia que fomos estava chovendo e, mesmo assim, a vista era impressionante. Escolhemos uma deliciosa tábua de frios, composta por queijos, presunto parma, salame, geleia de pimenta, nozes temperadas e biscoitinhos.

O visitante pode decidir entre tomar café da manhã, brunch, almoço e até mesmo um piquenique. Em todas as opções há produtos artesanais e natureza do Pampa gaúcho por todos os lados! 

A tábua que escolhemos foi a P (R$100). Bem farta serviu tranquilamente duas pessoas. Há opções para grupos maiores de até seis integrantes. Conheça mais sobre valores e produtos no site oficial

A Casa Albornoz atende de segunda a sábado, das 9h às 18h. Durante a pandemia recebe visitantes mediante agendamento.

A história da Casa Albornoz em Livramento (RS)

A Casa Albornoz é um empreendimento feminino. É liderada por quatro mulheres da mesma família. A matriarca, Margarida Albornoz, e as filhas Ana, Virginia e Silvia comandam o projeto, que nasceu em 2014 com a plantação de nogueiras e oliveiras na Estância Garupá. 

A decisão de inovar o negócio surgiu como uma forma de expandir o legado da família, que começou em 1976. Na época a Estância Garupá foi fundada para criação de gado e cultivo de arroz e soja. 

Em 2019, o empreendimento foi inaugurado oficialmente para o público. Oferece diferentes experiências, como almoços temáticos, piqueniques e visitações. 

Na loja, além dos tradicionais azeites de oliva, estão à venda itens como mel, nozes, cervejas e cosméticos, todos feitos com matérias primas da Casa Albornoz. 

Atualmente, o pomar conta com 100 hectares de nogueiras e 120 hectares de oliveiras, que podem ser admirados no caminho que leva ao prédio principal. 

Gostamos muito de visitar a Casa Albornoz e conhecer este projeto lindo e que deve crescer com o passar dos anos.

É uma excelente opção de passeio para quem vai à fronteira do Brasil e Uruguai!

Deixe seu comentário no texto e indique para os amigos que estão indo para Livramento ou Rivera, no Uruguai. 

Este texto faz parte de um projeto desenvolvido pelo Travelterapia por meio da agência de comunicação Way Content e do Sebrae/RS. O roteiro inclui 12 cidades das regiões do Pampa e Fronteira do Rio Grande do Sul.
Texto da jornalista Thamyres Thomazini, com supervisão e coordenação da jornalista Anelise Zanoni

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes