Caminho Pomerano, em São Lourenço do Sul (RS): delícias e curiosidades do interior

Caminho Pomerano, em São Lourenço do Sul (RS): delícias e curiosidades do interior

Além de todas as belezas da cidade, São Lourenço do Sul (RS) também oferece um roteiro pelas belezas, tradições, curiosidades e delícias do seu interior.

O Caminho Pomerano é um roteirinho que passa por localidades interioranas do município e traz curiosidade, delícias, história e atrações únicas para os turistas. É perfeito para quem vai ao sul gaúcho e quer um passeio interessante. 

O projeto trabalha com a cultura das pessoas que vieram da extinta Pomerânia – região entre Alemanha e Polônia – e que foram responsáveis por repassar para a cidade os costumes, a gastronomia e as tradições da época.

Fomos apresentados a uma história cheia de particularidades e até polêmicas durante o roteiro Caminho Pomerano.

Fizemos uma parte deste roteiro – que ao todo conta com 12 empreendimentos – por meio da agência receptiva Maria Faceira Turismo, que é a responsável por operar o passeio na região. Fomos super bem recebidos por eles!

A seguir, vamos contar como foi a nossa rota e citar os principais pontos do Caminho. Vem conhecer!

Caminho Pomerano: principais pontos do roteiro

Para fazer o Caminho Pomerano, é necessário um agendamento direto com a agência Maria Faceira.

O passeio deve ser feito em grupos a partir de 15 pessoas, que podem escolher previamente os empreendimentos que gostariam de visitar

Entre os atrativos, tem casa de cucas, espaço com plantas e ervas medicinais, acervos familiares e até a apresentação de um casamento típico pomerano, em que a noiva “casa-se” de preto. O passeio ainda inclui almoço e degustações.

No dia do nosso passeio, fomos acompanhados pelos dois guias, a Ana Jane e o Rodrigo, que nos explicaram cada atração e também nos divertiram com uma tarde cheia de risadas, descobertas e curiosidades.

A seguir, vamos citar alguns pontos do roteiro – mas vale destacar que tem muito mais, dependendo da intenção do grupo e também da disponibilidade de cada atrativo.

Igreja Nossa Senhora da Conceição 

Nós iniciamos nosso roteiro na localidade de Boqueirão. A primeira parada foi numa simpática igrejinha, nas cores azul e branco.

É a Igreja Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, um lugar cheio de história e importante atrativo turístico da localidade

A paróquia é a primeira igreja da cidade, construída em 1830, e tem um papel fundamental na história da comunidade e dos povos pomeranos.

Heiden Haus

Em uma de nossas paradas, encontramos um lugarzinho bem curioso e inusitado. Entramos na casa de João Heiden e Ingeburg Feddern, um casal com hobby peculiar: gostam de colecionar itens de todos os tipos.

A casa dos dois é quase um museu, todo organizadinho com antiguidades de todos os tipos!

Na entrada da casa do casal, nos deparamos com a primeira da “série de coleções”: uma infinidade de relógios cuco.

O ambiente entre sala e cozinha é totalmente decorado pelos relógios, todos adquiridos pelo casal. São cerca de 70 ao todo!

E era só o começo! Ao continuar a visita nós percebemos que o casal não gosta de colecionar uma coisa, mas sim várias: além dos relógios, têm também coleção de xícaras, copos, bonecas, itens de cerâmica e até de vidros de perfumes! Tem de tudo e em uma quantidade invejável!

Até moedas e cédulas de décadas passadas fazem parte da coleção do casal, que exibe orgulhoso todos os itens para os visitantes.

Mas engana-se quem pensa que com toda essa quantidade, fica tudo jogado pela casa. Todos os itens sã impecáveis, novinhos e bem organizados por tamanho!

Fomos muito bem recebidas pelo casal anfitrião, que nos mostrou todos os itens colecionáveis. No final, ganhamos até um chá e um delicioso bolo de maçã, feito pelas mãos da “Inha”, como a anfitriã é conhecida.

A casa do casal fica na localidade de São João da Reserva e é aberta para as pessoas. Vale a pena visitar o local e ficar na companhia desse casal cheio de energia e com um mostruário completo na própria residência!

Memórias Und Andenken

Um lugar que retrata a história de uma família por meio de objetos antigos, fotos, antiguidades, artesanatos e até carro!

O Memórias Und Andenken é um museu de história familiar. A proprietária, Elaine Zielke, decidiu trazer para o espaço vários objetos que contam a história e a trajetória de sua família, descendentes de alemães que vieram da antiga Prússia/Pomerânia.

A história é contada por meio de um acervo completo, que conta com fotos, objetos antigos, roupas, quadros e até um trator da época.

Também tem produção de licores e produtos artesanais feitos pela anfitriã, que é artesã. Entre as opções, tem licor de café, jabuticaba e laranja, vendidos a R$15 (em agosto de 2023).

Para visitar o museu, é cobrado um valor de R$10. As visitas devem ser feitas mediante agendamento.

Sítio Terra da Pitaia 

Já ouviu falar na pitaia? O nome pode ser desconhecido para muitas pessoas, mas no momento que se conhece esta peculiar e colorida fruta, ela se torna irresistível!

O Sítio Terra da Pitaia é um empreendimento familiar do casal Fernanda e Valnei, que se dedica ao cultivo das pitaias in natura. Em época da fruta – que vai de dezembro a abril – o casal cultiva cerca de 10 tipos diferentes de pitaia.

Fomos conhecer a plantação da fruta e até fomos presenteadas com uma unidade da pitaia, que era uma das únicas que ainda tinha neste período entressafra.

Além do cultivo das frutas, Valnei também confecciona objetos e artesanatos em madeira, que são uma ótima opção de decoração de festas e espaços, por exemplo. 

Fomos conferir as obras e ficamos surpresas com os tamanhos e os detalhes inseridos em cada um dos artesanatos, feitos com muito carinho por ele.

No final, ainda fomos surpreendidas com um delicioso café da manhã, com produtos típicos coloniais, alguns produzidos ali mesmo. Teve queijo – que é comercializado por ali – pastéis, linguiça, bolo de maçã, entre outras delícias!

Família Klasen

Os primeiros imigrantes que chegaram em São Lourenço do Sul trouxeram diferentes costumes, tradições e culinárias. 

Entre a gastronomia diferenciada trazida por estes povos está o preparo do peito de ganso defumado, uma tradição que segue com a família Klasen.

Na propriedade da família, além da produção desta famosa iguaria, também tem criação de animais, produção de queijos e geleias coloniais e degustação.

Sabores do Sítio

A paradinha para o almoço inclusa no roteiro fica no Sabores do Sítio, uma bela e ampla propriedade rural que tem um espaço gastronômico e ambiente com cachoeira, trilhas e até um passeio de trator.

O espaço oferece opções como buffet de almoço que tem churrasco e doces, além da comercialização de vários produtos coloniais, com produção própria de licores, doces e conservas.

Plantas e Ervas de Inêz Klug

Também tem o espaço de plantas e ervas da Inêz Klug, que é um atrativo onde os visitantes podem aprender sobre as propriedades das plantas e ervas medicinais.

Além disso, dá pra curtir a natureza do local, contemplar artesanatos e produtos a base de plantas e até degustar uma cachaça com ervas, chamada de Maischnaps.

Casa das Cucas Pomeranas

Para fechar a lista de delícias do roteiro, tem também a Casa das Cucas Pomeranas, que tem uma deliciosa cuca típica para saborear e manter as tradições gastronômicas da época dos imigrantes.

Além das famosas cucas, o espaço também tem artesanato e outras opções de delícias coloniais, entre pães, bolachas e geleias.

A Casa das Cucas está localizada na RS-265, próxima à Igreja Católica do Boqueirão.

*Texto de Nicole Fritzen

Leia Mais

Onde comer em Pelotas (RS): a cidade que une gastronomia e criatividade

Pelotas (RS): um roteiro histórico e cultural

Roteiro em Rio Grande (RS): Guia com 8 atrações

Como é a hospedagem no Laghetto Viverone Rio Grande (RS)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes