Estância Paraízo: uma Vinícola Boutique em Bagé (RS)

Estância Paraízo: uma Vinícola Boutique em Bagé (RS)

A Vinícola Estância Paraizo fica a cerca de 50 minutos do centro de Bagé (RS) e tem uma beleza impressionante (além de produzir ótimos, vinhos, claro!). 

A vinícola boutique fica em uma propriedade rural, diferente de tudo o que já vimos em enoturismo. É tipicamente uma estância, com paisagens de fazenda, muitos animais e um lindo casarão histórico.

A vinícola produz atualmente 4 rótulos, todos com nomes que homenageiam a família proprietária e a região da Campanha Gaúcha.

Estivemos na vinícola boutique em agosto de 2021 e tivemos uma experiência incrível, em uma linda e ensolarada tarde de inverno. Nesta vinícola do Pampa é possível visitar os vinhedos, construções históricas e ainda passear pelos campos verdes, admirando a paisagem. 

Um dos pontos altos da visita é a construção centenária de uma capela inspirada em um prédio francês. É uma grande surpresa em meio aos vinhedos, que são um pouco afastados da antiga construção que dá as boas-vindas aos visitantes.

Os vinhedos contam com 3 hectares de área de Cabernet Sauvignon, importadas da Itália, e 2 hectares de Shiraz, importadas da África do Sul. A Vinícola Paraízo tem o primeiro vinhedo de Shiraz no Brasil, registrado no Ministério da Agricultura. 

Como é o enoturismo na Estância Paraízo

Assim que chegamos somos impactados com o visual bucólico da Estância, com seus campos amplos e árvores centenárias. 

Os visitantes são recebidos em um antigo casarão de pedras, do ano de 1913, que foi todo reformado. O casarão tem cave e é nele que é feita a degustação dos 4 rótulos. No interior do prédio também encontramos pequena loja com os vinhos e mel produzido na propriedade.

As visitas são feitas por meio de agendamento. O visitante pode decidir fazer algumas atividades, como almoço campeiro e piquenique ao ar livre. 

Também é possível comprar vinho na loja e aproveitar para beber sem pressa no jardim, que tem diversas mesinhas à sombra das árvores. Nós aproveitamos o dia lindo para fazer isso!

Dentro da propriedade é feito ainda um tour guiado que conta a história da família. O visitante pode conhecer uma mangueira de pedra construída há cem anos e uma linda igreja de arquitetura francesa, dos anos 20.

Na nossa opinião, a antiga construção com inspiração europeia é um dos pontos altos da visita!

Visita à Igreja da Estância Paraízo

A bela igreja que fica junto aos vinhedos da Estância Paraízo foi construída com inspiração na Église de la Madeleine, que fica em Paris.

De acordo com os proprietários, foi construída em cima de uma cova de touro, onde está enterrado um antigo membro da família, chamado Thomaz. 

A igreja é lindíssima e faz a gente acreditar que realmente está na França. Por minutos é difícil imaginar que esse lugar está dentro do Rio Grande do Sul, em uma cidade da Campanha Gaúcha!

A história contada sobre a igreja, é que Thomaz pediu para que fosse enterrado nesta cova de touro e seu desejo foi atendido. Entretanto, seus filhos não gostaram muito da ideia, acreditavam que o pai merecia mais. 

Então, os filhos que haviam morado por um tempo em Paris decidiram construir uma capela em homenagem ao pai. E fizeram uma obra de arte!

Em volta da capela encontramos ainda um antigo e pequeno cemitério, repleto de lápides e pequenas cruzes. Nesse cemitério eram enterradas famílias que moravam no entorno da Estância, que era considerada uma pequena sociedade.

Este texto faz parte de um projeto desenvolvido pelo Travelterapia por meio da agência de comunicação Way Content e do Sebrae/RS. O roteiro inclui 12 cidades das regiões do Pampa e Fronteira do Rio Grande do Sul.

*Texto de Andy Miritz com supervisão da jornalista Anelise Zanoni

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes