Terceira fase do Novo Muro da Mauá homenageia a Bienal do Mercosul

Terceira fase do Novo Muro da Mauá homenageia a Bienal do Mercosul

Um evento de arte com impacto internacional como a 13a Bienal do Mercosul merece ser recebido de braços abertos pela cidade de Porto Alegre. Por isso, a terceira fase do Novo Muro da Mauá representa de ponta a ponta esse “abraço” de boas-vindas. O muro recebeu as intervenções artísticas de seis artistas, alguns trazendo criações impressas digitalmente e outros com obras realizadas ao vivo diretamente no Muro.

As telas concluídas no Muro contam com técnicas como grafite e pintura. Entre os artistas estão Jotape Pax, responsável pela curadoria, Otavio Fabro, Stang, Luis Flavio Trampo, Bruno Schilling, Raphael de Luca e Pedro Matsuo.

Stang, artista que fez parte da Fase 3 do projeto.

Fazer essa curadoria para o Novo Muro da Mauá foi um desafio, porque eu quis trazer artistas que conversassem com a temática da 13a Bienal, que é trauma, sonho e fuga. E buscar, em cada um, elementos que falassem sobre esse tema tão forte. Eu também quis reaproximar os artistas do Muro, convidando nomes como o Trampo, que já teve seu trabalho exposto ali, na década de 1990. Então, acredito que juntar todos eles na entrada da cidade, levando um trabalho provocativo, questionador e impactante vai ser importante para linkar com todos os outros pontos da Bienal”, explica Jotape.

Trampo pintando ao vivo no Muro.

Bienal do Mercosul – A 13a Bienal do Mercosul iniciou em 15 de setembro e vai até 20 de novembro, ocupando 11 espaços culturais na cidade. Obras de mais de 100 artistas oriundos de 23 países diferentes fazem parte da mostra latina. O Novo Muro da Mauá, em sua terceira fase, não compõe o catálogo oficial da mostra, no entanto, a iniciativa integrada de ocupar as paredes com arte em homenagem à Bienal contou com a parceria da Fundação Bienal do Mercosul.

Há 25 anos, a Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um dos eventos mais importantes do mundo, por isso, queremos, mais do que nunca, nesta 13a edição deixar o acesso à arte contemporânea ainda mais democrático. Essa ação em parceria com o Novo Muro da Mauá vem ao encontro deste objetivo: aproximar a arte de todos e espalhá-la por toda Porto Alegre, mobilizando a sociedade em torno deste evento grandioso e que tanto nos orgulha”, destaca a presidente da 13a Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão.

Projeto do Muro

Um pouco do trabalho do artista Pedro Matsuo.

O Novo Muro da Mauá é um projeto “vivo” e será renovado em imagens periodicamente, a cada quatro meses. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas.

Trabalho do artista Raphael de Luca para o Muro.

A quarta fase vai focar nos cidadãos comuns de Porto Alegre e será lançada antes do fim de 2022. CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, RBS, Sebrae RS, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vero (Banrisul) e Vivo, junto do Consórcio, viabilizam financeiramente o Novo Muro da Mauá. Em tempo: a concessão para a iniciativa privada da área – explorada em telas de conteúdo artístico e institucionais de empresas co-adotantes – é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes