O que fazer em Seychelles e tudo o que você precisa saber sobre o destino

O que fazer em Seychelles e tudo o que você precisa saber sobre o destino

Sabe aqueles lugares dos sonhos, com praias de areia branca e mar tranquilo? As ilhas Seychelles são exatamente essa definição de paraíso. Por isso, fiz um guia para vocês conhecerem mais sobre este destino localizado no Oceano Índico e para organizarem uma viagem pra lá. 

Estive em Seychelles em dezembro de 2022 e posso afirmar que é um dos lugares mais encantadores que eu já vi. 

Poderia ser clichê dizer que Seychelles é um verdadeiro paraíso, mas a verdade é que o conjunto de 115 ilhas formam um outro mundo! O arquipélago é local de experiências únicas e que tem como força motora a natureza, muitas vezes selvagem, intensa e com tonalidades de verde e azul

Mesmo que os brasileiros estejam acostumados com cenários de natureza, uma viagem pelas principais ilhas surpreende, porque  cerca de 47% do território de Seychelles é protegido, o que faz com que o país mantenha espécies raras de fauna e flora, incluindo tartarugas gigantes e o famoso Coco de Mer.

A beleza impressionante do país o transforma em destino de viagem de casais em lua de mel (até a família real britânica já foi pra lá!), famílias e viajantes que desejam se conectar com aquilo que o mundo tem de mais poderoso. Além disso, viajar pelas ilhas é encontrar um povo hospitaleiro, com cultura creole forte e sotaque francês. É ter a possibilidade de viver um novo mundo.

Potência natural, Seychelles tem 3 ilhas principais: Mahé, La Digue e Praslin, cada uma delas com suas características e encantos! Eu tive a sorte de visitar todas elas e vou contar a vocês neste post e em outros que vocês encontrarão no blog. 

Então, continue a leitura, porque você vai se apaixonar por Seychelles. Eu já estou ansiosa para voltar a este paraíso! 

O que você precisa saber sobre Seychelles

O azul de todas as tonalidades predomina nas praias de Seychelles e é um motivador na hora de planejar um roteiro.

Praias paradisíacas, flora exuberante e rica herança cultural fazem de Seychelles um destino que agrada aos mais diferentes interesses. As 115 ilhas que constituem o arquipélago reúnem atividades que possibilitam interação com a cultura e a natureza local de maneira responsável. 

Para que sua viagem seja tranquila, selecionamos informações importantes para o planejamento.

Quanto tempo ficar em Seychelles

O país está espraiado pelo Oceano Índico e pode ser acessado por meios de transporte aéreo e marítimo. Sugiro uma viagem de sete dias pelas ilhas, pois tenho certeza de que você vai desejar aproveitar todas as praias!

Na principal ilha é Mahé, onde fica a capital, Victoria, você pode reservar de 2 a 3 dias. Outras ilhas que merecem destaque são Praslin e La Digue: eu reservaria pelo menos 2 noites e 3 dias em cada uma delas!

Qual melhor época para ir a Seychelles

O clima tropical agradável predomina. Além disso, as ilhas ficam fora do cinturão de ciclones e não há extremos climáticos. A temperatura raramente cai abaixo de 24ºC ou sobe acima de 33ºC.

Durante os ventos alísios de noroeste, que sopram entre outubro e maio, o mar é calmo e o clima quente e úmido. É a melhor época para mergulho e esportes aquáticos. Chuvas tropicais de curta duração podem ocorrer em qualquer época do ano.

Qual idioma de Seychelles

O creole seichelense é o principal idioma, com 95% da população fluente. Entretanto, o francês e o inglês também estão entre os idiomas oficiais do país, o que facilita a comunicação com os nativos.

Moeda de Seychelles

A moeda local é a rúpia de Seychelles. As notas vêm em denominações de Sr 10, Sr 25, Sr 50, Sr 100 e Sr.500. Dólar e o euro são aceitos, assim como cartões de crédito internacional.

Água potável

A água da torneira em Mahé e Praslin é segura e potável. No entanto, ao visitar as outras ilhas é aconselhável beber água mineral engarrafada.

Documentos e vacinas para ir a Seychelles 

É exigido um certificado de vacina de febre amarela para viajantes com mais de 1 ano idade que são ou estiveram recentemente (6 dias anteriores) na América do Sul e África (excluindo a África do Sul). Não há risco de contrair malária ou febre amarela em Seychelles.

Os brasileiros precisam de autorização de viagem no país. A emissão é simples e precisa ser feita no período de 1 a 10 dias antes da data do desembarque. É cobrada taxa de emissão. Há também uma versão expressa, que leva 60 minutos, mas que deve ser feita antes da partida do voo com destino à Seychelles. Para emitir o visto, acesse o site oficial https://seychelles.govtas.com/

Como ir do Brasil a Seychelles

Seychelles fica no meio do oceano Índico, entre os continentes africano e asiático. Portanto, o país pode ser acessado por via aérea ou marítima. A partir do Brasil, não há voos diretos, mas há interessantes conexões que ligam diferentes cidades do mundo com Mahé, ilha onde fica a capital de Seychelles, Victoria. Os principais voos que conectam os brasileiros partem de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Entre as companhias aéreas que operam os voos com destino final em Seychelles estão:  Air France (conexão em Paris), British Airways (conexão em Londres), Emirates (conexão em Dubai), Ethiopian Airlines (conexão em Addis Abeba), South African Airways (conexão em Joanesburgo) e Qatar (conexão em Doha).

No total, com a conexão, o tempo de duração da viagem pode ser de até 30 horas, sempre podendo variar. Uma possibilidade interessante é organizar a viagem a Seychelles e fazer um stopover nas cidades onde estão os aeroportos (mais adiante você confere como é viajar de Ethiopian Airlines e indicamos um roteiro em Addis Abeba, capital etíope).

Como se locomover entre as ilhas

Para mover-se por entre as ilhas há diferentes possibilidades. Os transportes aéreos e marítimos (principalmente os ferries) são operados por empresas locais, que partem das principais ilhas de Mahé, Praslin e La Digue, e atendem a maioria dos roteiros. Opções de transporte privado também estão disponíveis.

A companhia aérea local Air Seychelles tem voos entre algumas das principais ilhas. Os aviões são pequenos e proporcionam uma vista única e surpreendente sobre o mar.

O que fazer em Seychelles

Selecionei alguns pontos turísticos importantes para quem visita as principais ilhas de Seychelles. Você encontrará no blog informações mais detalhadas sobre alguns dos locais indicados!

Mahé

Além das diversas praias encantadoras (são cerca de 60!) a principal ilha do país tem muitas atrações culturais. Listamos algumas: 

Jardim Botânico em Mahé

Próximo à capital Victória, o Jardim Botânico tem acesso rápido e fácil à natureza.

Um passeio por lá pode ser uma oportunidade de conexão a dois, tendo o cenário verde como paisgem.

As muitas atrações do jardim incluem uma enorme variedade de plantas ornamentais e nativas, além dos jardins tailandês e chinês. É um lugar conservado e com ambiente relaxante, repleto de lindos cenários para fotos também.

Sir Selwyn Selwyn-Clarke Market

Conhecido como Market Place, o mercado público tem atmosfera autêntica e permite uma imersão da cultura e na gastronomia.

Hindu Temple

O templo hindu Arul Mihu Navasakthi Vinayagar é o único deste estilo no país. Foi construído em 1992 e recebeu o nome de Lord Vinayagar, deus hindu da segurança e da prosperidade.

A visita é gratuita e é obrigatória a retirada de sapatos. Reserve um tempinho para ver as obras de arte que compõem a decoração do local e observar a bela devoção dos moradores.

Victoria Clock Tower

Localizado no coração da cidade, o relógio instalado na torre estilo inglesa chama a atenção pela beleza. O marco fica em uma das ruas principais do centro da cidade e relembra a era colonial e foi instalado em 1903, em homenagem à rainha Victoria.

National Museum Seychelles

Entre as obras expostas estão quadros, fotografias, maquetes e objetos que marcaram diferentes períodos do país. O museu está aberto de segunda a sábado. A entrada é paga.

Mission Lodge

Localizadas no topo de uma montanha coberta de vegetação, as ruínas de Mission Lodge mesclam história, cultura e natureza, pois, no passado, os missionários administraram ali uma escola para os filhos dos escravos africanos libertos e que desembarcaram nas Seychelles depois de 1861.

Em um passeio sem pressa você verá natureza exuberante, resquícios das ruínas e também uma das vistas mais belas de Mahé. 

Takamaka Rum Distillery

Visitar a destilaria Takamaka é uma grande oportunidade de conhecer a cultura e os hábitos do país. 

Durante o passeio pela fábrica você conhece a história da bebida e os diferentes processos de fabricação, desde a entrega da cana-de-açúcar ao preenchimento dos velhos barris de madeira. A visita pode incluir passeio guiado com degustação.

Praslin

É uma ilha super família, com passeios no meio da natureza e uma infinidade de praias lindas. Separei algumas dicas:

Vallée de Mai

Patrimônio Mundial da UNESCO. Abraçado por árvores altas e pelo som dos pássaros,  o parque é um dos dois únicos lugares no mundo onde o famoso Coco-de-Mer cresce selvagem em palmeiras de 40 metros de altura e com cerca de 200 anos.

O Vallée de Mai fica em uma bela e estreita rodovia. É a casa das antigas florestas de palmeiras, conta com 19,5 hectares e milhões de anos de isolamento, que levaram à evolução de espécies únicas. Em um passeio guiado, você recebe explicações sobre diferentes tipos de coco e vê suas variedades e grandiosidade.

A ilha de Praslin também é rica em áreas de mergulho, principalmente para a prática do snorkel, onde você encontra espécies coloridas de peixes.

Passeios de barco

O final do dia pode ser especial para quem deseja fazer um passeio de barco a dois. A ilha de Praslin tem alguns serviços desta categoria, alguns oferecidos por hotéis como o Paradise Sun e o Constance Lemuria.

Os barcos geralmente fazem passeios com mergulho e música na caída da tarde.

Show típicos

Uma das formas de se conhecer um pouco sobre a cultura do país é participar de apresentações de danças típicas. Alguns hotéis reservam surpresas com shows artísticos que misturam música, dança e apresentação de costumes. Um dos hotéis que trabalha com este conceito é o Paradise Sun Hotel.

La Digue

É uma ilha encantadora e com as praias mais lindas de Seychelles. Na ilha o transporte com bicicletas é muito comum!

L’Union Estate

Bastante plana e com território compacto, La Digue é fácil de ser percorrida de bicicleta, em carros puxados por boi ou em pequenos veículo motorizados, o que marca o estilo despojado da ilha. Ao escolher seu meio de transporte, visite o parque L’Union Estate Farm, que oferece uma das experiências mais belas. O complexo abriga a famosa praia Anse Source D’Argent, onde certamente você escolherá inúmeros lugares para fotografar.

Passeio de caiaque transparente 

Em dupla, o casais percorrem as águas límpidas de La Digue a bordo de um caiaque transparente, que traz a sensação de estar flutuando sob as águas azuis. A experiência pode ser feita no L’Union Estate Park, na praia de Anse Source d’Argent.

A La Digue Transparent Kayak & Sups Sesel é a empresa que oferece o serviço. Fica localizada ao longo da costa oeste da ilha, a apenas 15 minutos de bicicleta do cais.

Depois do passeio, aproveite para curtir o mar azul de uma das praias mais belas e fotografadas do país.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

1 Comment

  1. Maira disse:

    Oi, tudo bem? Tô amando seu blog!! Estou me programando para visitar Seychelles.. e vi no seu blog sobre a Autorização de viagem. Vc poderia me dar mais dicas sobre.. é que procurando no Google ele fala que brasileiros não precisam. Vc poderia dizer como fez?

    Desde já, agradeço pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes