O que fazer em Addis Ababa: Roteiro de 1 dia na capital da Etiópia

O que fazer em Addis Ababa: Roteiro de 1 dia na capital da Etiópia

Pouco conhecida pelos brasileiros, a capital da Etiópia, Addis Ababa (ou, em português, Adis Abeba), é um destino interessante para quem deseja conhecer um pouco sobre a história e os costumes do continente africano. Por isso, fiz este texto completo sobre o que fazer em Addis Ababa, com um roteiro de 1 dia na cidade. 

Fiz uma parada estratégia em Addis Ababa durante uma conexão entre São Paulo e Seychelles, em um voo da Ethiopian Airlines. Fiquei muito feliz por visitar a cidade e considero uma grande oportunidade fazer um roteiro de pelo menos 1 dia por lá, especialmente se você viaja de Ethiopian Airlines, pois pode fazer um stopover na Etiópia!

Fiquei 2 noites na cidade e consegui aproveitar um dia inteiro com atividades culturais por lá.

Para contar como foi minha experiência, vocês encontram abaixo um roteiro completo de 1 dia em Addis Ababa (Adis Abeba). Quem organizou meus passeios foi a operadora de viagens Diversa, que tem sede em São Paulo e tem pessoal capacitado na Etiópia. Eles criam roteiros exclusivos para o destino, que são vendidos por diferentes agências de viagem.

Acho que vocês vão gostar deste roteiro!

Caso vocês queiram conhecer alguns hotéis da cidade, podem clicar neste link.

É normal encontrar pessoas oferecendo seus produtos nas ruas.

Viajar por conta ou com agência de viagem pra Addis Ababa?

Esta foi a primeira vez que estive em uma capital africana. Em 2019, visitei a Ilha do Sal, em Cabo Verde, mas foi diferente, pois já tinha um roteiro definido durante uma viagem com jornalistas.

Por isso, para visitar a Etiópia, fiz questão de entrar em contato com uma agência de viagens para me sentir mais segura, especialmente porque as notícias que chegam ao Brasil geralmente falam que a Etiópia é um país conhecido muito pela fome, miséria e pelas guerras.

A Diversa trabalha com uma agência na Etiópia, que organizou meu transfer a partir do aeroporto e me conduziu em todos os passeios com um guia turístico local que falava inglês, o simpático Abraham.

Foi super tranquilo e, por isso, indico que você faça os roteiros com um agência da sua preferência.

O que é preciso para embarcar à Etiópia

Brasileiros precisam do visto para entrar no país – quem está em trânsito pelo país não necessita do documento.

É obrigatório comprovante internacional de vacina de febre amarela e, em novembro de 2022, eles exigiam o comprovante de vacinação completa pra Covid.

Chegada no aeroporto e imigração

O desembarque no aeroporto Addis Ababa Bole International Airport merece um pouco de atenção. O aeroporto está novíssimo e bem organizado, bem diferente dos relatos que vi sobre o aeroporto do passado, mas a imigração pode ser um pouco confusa. 

Por lá, a companhia aérea Ethiopian Airlines predomina. Eles têm sistemas bem organizados de atendimento e, inclusive, oferecem hotel para os passageiros com layover de longas horas (depois explico melhor em outro texto). Porém, fique atento à imigração, pois os funcionários falam inglês confuso e, às vezes, solicitam documentos.

Quando passei para fazer escala rumo às Seychelles, eles pediram para ver o itinerário e a passagem. Quando passei pela imigração para conhecer a capital da Etiópia, demorei cerca de 15 minutos para resolver minha entrada no país. 

Outro ponto de atenção é a saída do aeroporto. Há muitas pessoas esperando passageiros no estacionamento do aeroporto, o que pode gerar um pouco de confusão e estranhamento pra gente!

Roteiro de 1 dia em Addis Ababa, capital da Etiópia

Injera: Comida Típica

É possível fazer um passeio cultural completo por Addis Ababa durante uma visita de 1 dia. Fiz um roteiro com Abhraam, um guia turístico local que falava inglês e foi super atencioso.

A capital da Etiópia é considerada uma das capitais mais altas do mundo, localizada a cerca de 2.400 metros do nível do mar. Além disso, reúne embaixadas de diferentes partes do mundo, pois é uma importante capital para o continente africano.

Confira abaixo os lugares que visitamos em Addis Ababa, capital etíope.

Entoto Park

Localizado no topo de uma montanha, o Entoto é um parque novíssimo, inaugurado em outubro de 2020. Logo na entrada, policiais pedem para verificar passaporte ou documento de identidade, para garantir segurança aos visitantes. Este é um procedimento comum na cidade, principalmente nos lugares fechados ou que exigem ingresso.

Durante a visita foi proibida minha entrada com garrafa de água, que acabou sendo jogada no lixo.

O parque tem belas áreas verdes, restaurante e área para crianças. Próximo ao mirante estão árvores feitas de palha, o que dá um visual moderno. O local é especial para fotos, prinicipalmente porque está no topo de uma montanha e permite uma vista ampla de Addis Ababa. 

Entoto Park é um lugar bonito e moderno e fica a cerca de 20 minutos do centro da cidade.

Entoto Mariam Church 

A fachada da igreja é super colorida!

Localizada muito perto do parque, a igreja pintada de azul, vermelho, verde e amarelo lembra um templo oriental. Achei um dos lugares mais bonitos da nossa visita.

É neste local que moradores da cidade deixam oferendas e rezam. Um dos costumes é deixar velas e sombrinhas por lá, para agradecer os milagres concedidos.

Durante a visita não pude entrar na igreja, pois havia um horário especial de abertura do templo.

Próximo ao local está o antigo Palácio do Imperador Menelik, que comandou a Etiópia por alguns anos.

A construção feita de barro, com telhado de palha, conta um pouco sobre a época em que o imperador comandou o país. Durante a visita guiada podemos ver espaços como quarto, sala de jantar e dispensa de alimentos.

Entre as curiosidades do local está o fato de a sala de jantar ter diferentes portas de entrada, isso porque havia uma porta especial para cada tipo de pessoa: uma para a princesa, uma para o imperador, outra para os convidados…

Yod Abyssinia

A fachada do restaurante deixa claro que o local serve comida típica

Localizado numa área moderna da cidade, o Yod Abyssinia é um restaurante e uma casa de espetáculos. É um dos lugares que mais gostei de conhecer, pois tive a oportunidade de ver as danças típicas da Etiópia e experimentar pratos da gastronomia local .

O restaurante privilegia a comida regional e tem apresentações de danças das tribos etíopes. É um lugar belíssimo e que vale a pena!

A decoração do local é feita com peças de artesanato locais, e os espaços para sentar são geralmente organizados em grupos. 

O Yod Abyssinia é um local que reúne muitos turistas e tem o respaldo da companhia aérea Ethiopian Airlines, o que significa que é um local importante e seguro de ser visitado. 

Entre os pratos da gastronomia etíope estão a injera, que é um tipo de panqueca com sabor mais amargo, e ensopados de carne de cordeiro, legumes e frango. Uma curiosidade: a comida costuma ser apimentada e é costume comer sem talhares, com as mãos mesmo!

O povo da Etiópia faz misturas com pedaços de injera e os ensopados. E segura tudo com a mão! É um choque cultural para os brasileiros, mas uma experiência única de ser vivida!

Merkato

O Merkato é um grande mercado de rua que parece ter saído de um filme.

É considerado o maior mercado de rua da África. Por isso, prepare-se: você verá de tudo, incluindo burros puxando carga, pessoas rezando, pessoas carregando mercadorias pesadas… e muitos produtos como especiarias, alimentos, roupas, calçados e objetos antigos. 

Confesso que foi o lugar mais impactante da viagem, especialmente porque o lugar é muito grande e tem uma variedade imensa de produtos e estilos de pessoas.

O mercado é intenso, tem diferentes cheiros, vozes gritando e, talvez, pode assustar quem não está preparado para uma verdadeira imersão cultural pela Etiópia!

Em alguns pontos do Merkato você encontrará produtos específicos, como artesanatos, especiarias e até uma galeria com calçados e tênis.

Em outro espaço, há corredores com artesanato onde mulheres sentadas no chão preparam iguarias com polvilho molhado e moído. Com certeza é um passeio onde você faz um verdadeiro mergulho na cultura local. 

Eu indico fazer este passeio com um guia!

Addis Ababa University Museum 

Localizado dentro do campus da importante universidade etíope, o Addis Ababa University Museum preserva um pouco da história da capital e do país. Fizemos uma breve visita e pudemos conhecer um pouco sobre o passado do país e do reinado que ocorreu por lá. 

Entre as peças curiosas estão peças de roupa, objetos e um leão empalhado, que representa um dos animais de estimação dos antigos soberanos.

Museu Nacional da Etiópia

O Museu Nacional da etiópia tem uma das mais importantes coleções da África. Foi fundado em 1944 e está dividido em seções como paleontologia e pré-história, história, etnografia e arte moderna.

Uma das peças mais importantes do acervo é o esqueleto de Lucy, o fóssil mais famoso de um ancestral humano. O fóssil ajudou a escrever a história da evolução humana e foi encontrado na Etiópia nos anos 70. 
:: Minha viagem a Seychelles e Etiópia faz parte de um projeto realizado entre o Travelterapia, Global Vision Access e a companhia aérea Ethiopian Airlines

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes