Jaguarão (RS): roteiro entre compras e prédios históricos

Conhecida principalmente por ser um destino de compras, Jaguarão (RS), na fronteira com o Uruguai, nos surpreendeu pela beleza e charme.

Com um Centro Histórico cheio de prédios coloridos e preservados, a cidade se destaca pelo cuidado com o patrimônio histórico e cultural.

Estivemos em fevereiro de 2021 em Jaguarão e ficamos encantadas com a estrutura dos belos casarões antigos, o charme da Ponte que divide o Brasil do Uruguai e também pela quantidade de freeshops com variedade de produtos.

Quando viajarmos para destinos do Uruguai, como Punta del Este e Montevidéu, com certeza vamos fazer o trajeto passando pela cidade gaúcha de Jaguarão.

Segue com a gente nesse texto por que você vai entender os motivos do nosso encantamento!

O que fazer em Jaguarão (RS)

Ficamos um dia na cidade, em fevereiro de 2021, e separamos alguns atrativos que você não pode deixar de conhecer.

Confira nossa lista!

Conheça o Centro Histórico

Passeamos pelo Centro Histórico e ficamos admiradas com a beleza e a estrutura dos prédios antigos.

São mais de 300 construções, todas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Uma delas é o Teatro Esperança, um simpático prédio amarelo onde hoje também está localizada a Secretaria de Cultura da cidade.

A construção do teatro foi iniciada em 1887, tornando-se uma grande casa de espetáculos nacionais e internacionais. Atualmente, é um espaço de shows e eventos de Jaguarão.

fachada do Theatro Esperança, em Jaguarão
Theatro já foi palco de espetáculos nacionais e internacionais. (Foto: Anelise Zanoni)

Importante ponto turístico da cidade, a Praça Dr Alcides Marques, também conhecida como Largo das Bandeiras, é um local de descanso, com árvores, sombra e banquinhos.

Em frente à Praça, está localizada a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, concluída em 1875 e com arquitetura que preserva aspectos originais, além de se destacar pelo grande acervo mobiliário e de imagens sacras.

A Igreja, casa paroquial e mais prédios históricos fazem parte da Praça. (Foto: Anelise Zanoni)

Pertinho dali, tem o Mercado Público Municipal, onde a partir do final da tarde funciona uma lojinha de artesanatos, uma pizzaria e um pub.

O Mercado foi reformado recentemente, então você encontrará um lugar bem organizado e todo pintado nas cores branco e azul.

Mercado Público funciona a partir do final da tarde. (Foto: Anelise Zanoni)

Faça um registro na Ponte Internacional

A Ponte Internacional Barão de Mauá divide Jaguarão da cidade de Rio Branco, no Uruguai.

Banhada pelo Arroio Jaguarão, a ponte é um importante atrativo turístico e cartão-postal da cidade.

Nós fomos até perto do arroio para fazer fotos da ponte, dos barquinhos que estão por ali e também da entrada para o Uruguai.

E no final, a foto parece uma pintura, mas é apenas o cenário comum da cidade.

ponte internacional, barquinhos e águas do arroio Jaguarão
Ponte Internacional vista de baixo traz ainda mais charme para a cidade! (Foto: Anelise Zanoni)

Também lembramos que esta ponte é muito frequentada pelos brasileiros, porque, por enquanto, é a único meio que permite atravessar os dois países de carro naquela região.

Faça uma paradinha nos freeshops uruguaios

Com a pandemia, a fronteira está fechada e por isso turistas não podem visitar os famosos freeshops uruguaios.

Só passa quem tiver placa do Uruguai, de Jaguarão ou apresentar dupla cidadania.

Nós conseguimos atravessar a fronteira pois embarcamos com um brasileiro que tem cidadania uruguaia

E aí quando entramos foi aquela alegria!

entrada do Panda Freeshop, com a escultura de um panda
A cara da felicidade de quem conseguir atravessar a fronteira! (Foto: Nicole Fritzen)

Nossa primeira parada foi no Panda Freeshop, um shopping enorme com vários produtos e até uma cafeteria.

Ficamos surpresas com o tamanho do lugar e com a variedade de itens que estavam à venda.

São roupas, bebidas, comidas, eletrodomésticos, perfumes, acessórios, óculos de sol, eletrônicos, enfim, tudo que você puder imaginar!

No dia, a cotação do dólar estava a R$ 5,39. Aproveitamos que alguns itens estavam em promoção e compramos casacos de inverno, que custaram apenas U$ 10, e algumas roupas que estavam mais baratinhas!

itens de perfumaria do Panda Freeshop
O Panda Freeshop tem uma estrutura bem grande e é bem organizado. (Foto: Anelise Zanoni)

Outra parada que fizemos foi no Mário Duty Free. Por lá, também tem vários produtos, principalmente da linha de perfumaria (os shampoos são incríveis e mesmo com dólar alto, compensam).

Mas vale lembrar que Rio Branco tem vários freeshops, um do lado do outro, para quem gosta de pesquisar e fazer comprinhas.

Já estamos ansiosas pela abertura da fronteira para poder arrebentar nas compras!

Visite o passado no Museu Carlos Barbosa

Se você gosta de história, com certeza vai se surpreender com a estrutura e o acervo do Museu Dr Carlos Barbosa Gonçalves.

O prédio histórico, amarelo com aberturas brancas, guarda um acervo completo da vida do político consagrado na cidade.

vista da fachada do Museu Carlos Barbosa
Museu Carlos Barbosa é um dos grandes atrativos de Jaguarão. (Foto: Nicole Fritzen)

A cada passo da visitação guiada, ficamos surpreendidas com a estrutura e os detalhes que fazem parte do local, que guarda peças e obras originais que pertenceram à família de Carlos Barbosa.

O museu, que existe desde 1977, preserva relíquias familiares como louças sofisticadas – taças de cristal e pratarias espanholas e portuguesas fazem parte da coleção – fotografias, obras de arte e objetos pessoais.

No local, não é permitido fazer fotos ou vídeos, mas a visita vale pela contemplação de materiais riquíssimos e de época.

Também fomos conhecer o jardim, com um chafariz, bancos e árvores, que garantem um belo registro.

O museu está aberto de terça à sábado, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Para visitação, são permitidas três pessoas por vez.

O valor de entrada é de R$ 5.

Contemple as ruínas da Enfermaria Militar

A antiga Enfermaria Militar é outro ponto turístico histórico de Jaguarão

A edificação foi construída entre 1880 e 1883 com o objetivo de atender os oficiais e praças do exército.

Antiga Enfermaria Militar está localizada no ponto mais alto de Jaguarão. (Foto: Eduardo Tavares)

Ela está localizada no Cerro da Pólvora, ponto mais elevado da cidade, onde é possível ter uma vista panorâmica de Jaguarão.

No dia que fomos visitar, estava chovendo, então a paisagem do local ficou apagada. Mas em dias de sol é possível ter uma noção da imensidão da cidade e da beleza das ruínas.

O prédio será restaurado e ali será instalado o Centro de Interpretação do Pampa, espécie de museu e complexo cultural ligado à Universidade Federal do Pampa.

Onde comer em Jaguarão (RS)

Ficamos um dia na cidade, então conseguimos visitar alguns pontos gastronômicos de Jaguarão e separamos três dicas para você.

Infelizmente não deu tempo de conhecer a gastronomia de Rio Branco, mas com certeza ficará para a próxima viagem!

Restaurante Sinuelo

Dentro do Hotel com o mesmo nome, o Restaurante Sinuelo é um dos mais tradicionais da cidade.

Bem localizado e com um ótimo espaço interno e externo, o restaurante tem pratos como filés, peixes e massas muito bem servidos.

Nós comemos um filé à parmegiana, que acompanha batata frita e arroz, e saímos mais do que satisfeitas.

Nosso prato era para duas pessoas e veio super grande – depois que estávamos saindo do restaurante percebemos que muitas pessoas dividiam pratos individuais (de tão bem servidos!).

Pedimos um filé à parmegiana, muito bem servido e com acompanhamento de fritas e arroz. (Foto: Anelise Zanoni)

O restaurante do hotel Sinuelo também tem opções de sobremesas, vinhos e bebidas.

• Endereço: Praça Alcides Marques, 60 – Centro, Jaguarão
  • Fone: (53) 3261-1040

Pizzaria Taki

Localizada dentro do Mercado Público Municipal, a Taki Pizzaria oferece pizzas em metro, típicas do Uruguai.

São vários sabores, doces e salgadas. O ambiente é bem agradável e com espaço interno e externo.

Além de pizzas, o local também serve à la minuta, saladas e carnes.

• Endereço: Rua General Marques, 243 – Mercado Público, Jaguarão
  • Fone: (53) 3261-3343

Confeitaria e Buffet São José

O nosso almoço foi na Confeitaria e Buffet São José, que conta com dois ambientes com gastronomia farta.

Na parte de cima, é servido o almoço, no formato de buffet a quilo, com saladas, massas e  carnes, e também tem a opção de prato feito.

No andar de baixo, funciona a cafeteria, onde você pode se deliciar com um docinho acompanhado de um café. Nós provamos uma trouxinha e um quindim repleto de côco, simplesmente uma delícia!

entrada da confeitaria
Confeitaria fica no andar de baixo do prédio, com deliciosos doces, cafés e sucos. (Foto: Anelise Zanoni)
  • Endereço: Praça Alcides Marques, 106 – Centro, Jaguarão
  • Fone: (53) 3261-1331

Onde se hospedar em Jaguarão (RS)

Para completar o guia, confira onde se hospedar em Jaguarão para tornar a sua estadia na cidade ainda mais especial:

Hotel Sinuelo

Com uma ótima localização, bem em frente à Praça Alcides Marques, o Hotel Sinuelo é uma opção para quem deseja uma hospedagem completa e agradável.

Os quartos são bem confortáveis, com decoração clean, nas categorias Standard, Luxo e Apart (com sala e cozinha).

Quartos são bem confortáveis e com decoração clean. (Foto: Divulgação)

Além disso, a estrutura do hotel conta com espaço fitness, espaço kids, estacionamento, restaurante próprio e lavanderia.

Clique aqui para reservas no Hotel Sinuelo ou para conhecer as tarifas.

• Endereço: Praça Alcides Marques, 60 – Centro, Jaguarão
  • Fone:  (53) 3261-5000

Hotel Crigial

Ficamos hospedadas no Hotel Crigial e tivemos uma ótima experiência. A hospedagem fica no centro da cidade e tem estilo de hotel executivo com um toque de decoração.

Com uma estrutura simples, mas bem confortável, o hotel dispõe de piscina, estacionamento, café da manhã e wi-fi.

fachada do Crigial Hotel
Hotel Crigial está localizado bem no Centro de Jaguarão. (Foto: Anelise Zanoni)

Achamos bem charmosa a piscina, que nos dias quentes é uma ótima pedida!

Alguns quartos têm vista para a piscina e contam com frigobar, televisão, cama box e ar condicionado. Além disso, o atendimento é bem solícito e receptivo!

Também gostamos do café da manhã, bem organizado e servido pertinho do lobby do hotel.

• Endereço: Rua Barbosa Neto, 828 – Centro, Jaguarão
  • Fone: (53) 98428-5248

E aí, gostou do roteiro por Jaguarão? Compartilhe este guia com aquela pessoa que precisa fazer essa viagem com você.

*Texto da jornalista Nicole Fritzen

**Jaguarão  é uma das 16 cidades que visitamos no projeto Viaje Pela Costa Doce, criado pela agência de comunicação Way Content em parceria com o Sebrae/RS.

prédio histórico em Jaguarão

Leia mais sobre destinos próximos de Jaguarão

Você também pode se interessar por estes posts:

Compartilhe

7 Comments

1. Maria Carolina disse:

Excelente reportagem sobre Jaguarao.

2. Luciana Marth Leocadio disse:

Ahhh quantas dicas valiosas, obrigada por compartilhar a experiência. Vc sabe dizer se em Rio Branco há ônibus para Montevideo? Grata

3. odair r martins martins disse:

Compensa ir de carro proprio da divisa até Montivideo? muito cansativa a viajem? estradas tranquilas? mais ou menos quanto tempo de viajem?

4. Renee disse:

Saem ônibus para Montevideo do Terminal Rio Branco(empresa: Rutas del Plata). São seis horas e meia de viagem e a passagem custa em torno de R$130.