Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis (RS): um lindo museu a céu aberto

Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis (RS): um lindo museu a céu aberto

Um lindo museu a céu aberto, com lindas paisagens, flores, animais e esculturas que contam histórias.

Esse é o cenário do Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis (RS), atração que conta a história da cidade e da imigração germânica por meio de belas esculturas.

O objetivo do parque é resgatar a história da imigração germânica por meio de esculturas. O nome do parque faz referência às esculturas que, em silêncio, contam histórias.

Visitamos o parque no comecinho de agosto de 2023, e ficamos encantadas com todo o cuidado, organização e a beleza encontrada em cada detalhe da atração.

Continue a leitura para saber mais sobre esse parque que fica pertinho de Gramado e é uma opção de atividade ao ar livre cheia de atividades diferenciadas!

Como é a experiência no Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis

Visitamos o parque em um belo dia ensolarado, que contrasta com a beleza do lugar. 

O cenário do parque é apaixonante: o azul do céu se une à bucólica paisagem verde, composta por árvores, flores e muitas obras de arte.

Fomos muito bem recepcionadas pelo dono do parque, Valmor, e seu filho, Gabriel. Eles explicaram toda a ideia e inspiração do local.

Juntos, pai e filho administram o parque e se preocupam com cada detalhe, inovando e cuidando muito bem do espaço.

O roteiro inicia com uma breve apresentação sobre a história do parque e das esculturas. Tudo é explicadinho em uma televisão antes de iniciar o passeio.

Depois, partimos para a visitação da área do parque, que traz um cenário apaixonante.  O dia ensolarado ofereceu uma beleza ainda mais especial! Ah, se você visitar o parque em dia de chuva, não se preocupe, pois há capas de chuva na lojinha!

Caminhamos pelo parque, que é um legítimo museu a céu aberto, com mais de 80 esculturas esculpidas em arenito por três artistas diferentes, cada um com peculiaridades e traços próprios.

Por ali, vimos muitas obras de arte e esculturas, que se dividem em quatro temas principais: o espaço saga dos imigrantes, as profissões, os pioneiros e  as tradições e culturas, com cada uma das esculturas simboliza a ideia central.

Um dos diferenciais do parque é a acessibilidade. O passeio é autoguiado, não tem escadas e conta com áudio descrição para deficientes visuais

É só escanear um QR Code e conferir as explicações, que podem ser ouvidas em português, espanhol, inglês e alemão.

Também tem muitos espaços instagramáveis, com cenários para fotos em formato de janela, coração e cuia de chimarrão.

Bem no centro do parque, uma escultura gigante de uma família imigrante traduz em obra prima toda a simbologia do local.

A obra de arte mostra um casal de imigrantes, a mulher segurando um bebê e a filha no meio deles. A obra rende lindas fotos, acompanhada de um cenário com jardins e flores que caracterizam o parque.

Novidades no parque

Uma ideia muito interessante instalada no empreendimento é um tripé especialmente montado para tirar selfie nos principais pontos instagramáveis. É só apoiar o celular no meio e preparar o registro!

Uma das novidades do parque, que pudemos conferir de pertinho, são as casinhas coloridas com espécies de abelhas sem ferrão

Nossa visita foi em agosto de 2023, mas podemos antecipar que, muito em breve, o parque irá disponibilizar um espaço completo com experiência de abelhas sem ferrão. No momento da nossa visita, a atração tinha acabado de chegar e ainda estava sendo organizada.

As casinhas coloridas trazem ainda mais brilho, cor e beleza para o parque. Indicamos tirar uma foto bem colorida por ali!!

Também aproveitamos para curtir os animais que estão presentes. O anfitrião Gabriel nos apresentou simpáticas cabras, algumas recém-nascidas, que fazem a alegria da criançada – e também dos adultos!

Também fomos em um pequeno lago montado no parque e recebemos “beijos” das carpas. Uma experiência incrível de contato com os animais e com a natureza!

Além de tudo isso, o parque também tem uma casinha com objetos de época, que promovem uma viagem ao tempo. Tem máquina de escrever, televisão, máquina de costura e quadros de artistas locais.

No final do passeio, lojinha com produtos coloniais e lembrancinhas.

Como chegar no Esculturas Parque Pedras do Silêncio

O Esculturas está na localidade de Linha Brasil, na Rua Emílio Dinnebier Filho, 560. Fica na estrada que vai à Gramado, então é uma ótima opção de parada para quem vai visitar Gramado e quer uma atração ao ar livre.

Para entrar, em agosto de 2023, era cobrado um valor de R$50. Estudantes, idosos, doadores de sangue pagam meia entrada.

O parque fica aberto todos os dias, das 9h30 às 18h. 

*Texto de Nicole Fritzen

Este conteúdo faz parte de um projeto idealizado pelo Travelterapia e realizado em parceria com Sicredi Pioneira e Sebrae/RS.

Leia Mais

Como é a Experiência Edelbrau, em Nova Petrópolis (RS)

Café Colonial Serra Verde, em Nova Petrópolis (RS): descubra as delícias regionais

Restaurante Torquês, em Nova Petrópolis (RS): Como é a experiência da noite alemã

Casa Sander, em Nova Petrópolis (RS): um delicioso piquenique entre montanhas e paisagens

Saiba o que fazer em Nova Petrópolis: um roteiro completo na cidade

Compartilhe

1 Comment

  1. […] Esculturas Parque Pedras do Silêncio, em Nova Petrópolis (RS): um lindo museu a céu aberto […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes