Como renovar visto americano na pandemia: passo a passo

Como renovar visto americano na pandemia: passo a passo

Está pensando em viajar e quer saber como renovar o visto americano na pandemia ou fazer o visto dos Estados Unidos pela primeira vez? Fizemos um passo a passo completo para vocês, porque nesta pandemia é preciso mais atenção e paciência.

Os consulados dos Estados Unidos no Brasil estão fechados desde 2020.  Mesmo assim, e justamente por este motivo, você precisa agilizar o documento se sua ideia é viajar para os Estados Unidos quando as fronteiras abrirem.

O visto para os EUA é obrigatório para os brasileiros que desejam entrar no país. Foto: Unsplash

No final do ano passado eu descobri que meu visto americano B1/B2 estava vencido e, como estávamos no meio da pandemia, não dei muita atenção. Em 2021, com o sonho de voltar aos Estados Unidos, fui atrás da renovação do meu visto e levei um susto!

O procedimento está levando muitos meses!

Por isso, decidi ir atrás da renovação do meu visto para os EUA e quero muito ajudar vocês!

Segue lendo nosso texto e deixe seus comentários e perguntas no final! Vou explicar direitinho como renovar o visto americano na pandemia.

Quem pode renovar o visto americano?

Quem tem o visto expirado em até 12 meses consegue fazer o procedimento sem a necessidade de entrevista presencial – mas precisa se programar para agendar a entrega de documentos.

Na última viagem a Nova York visitei principais pontos da cidade e novidades. Foto: Ane Zanoni

Neste momento, em casos de renovação com até 12 meses deve-se preencher o formulário DS-160 e pagar taxa de 160 a 240 dólares (de acordo com a categoria do visto).

Depois, é feito o agendamento de uma data para a entrega de documentos.

É preciso esperar para renovar o visto e fazer o documento pela primeira vez

Fiquei sabendo que há uma fila imensa de pessoas à espera de uma vaga na renovação de vistos e uma fila maior ainda para quem precisa agendar entrevista para o primeiro visto!

Só para vocês terem ideia, em Porto Alegre (RS), região onde eu moro, a previsão é de pelo menos 4 meses para conseguir uma data de agendamento. E, se o consulado ainda estiver fechado, espera-se mais ainda!

Pesquisando sobre o tema, descobri que eu e possivelmente mais de 1 milhão de brasileiros estamos sem autorização para entrar no país.

O que explica a quantidade de gente que está com o visto vencido está em um benefício que os Estados Unidos concederam a partir de 2010 aos brasileiros.

Em 2010, quem solicitava visto para turismo e negócios (B1/B2) tinha a chance de receber o documento com validade de 10 anos, o que expiraria a partir de 2020. Como é o meu caso – meu visto venceu em agosto de 2020!

Então, a hora de mandar fazer o visto é agora!

Orlando é um dos destinos preferidos dos brasileiros e tem muita diversão. Foto: Ane Zanoni

Como renovar o visto americano na pandemia

Mesmo com fronteiras e consulados fechados e sem perspectiva de abertura, vale a pena agilizar o pedido de renovação, porque a fila de espera é grande.

Para eu não perder tempo pesquisando no site do consulado, utilizei a consultoria da Rotunno Immigration Solutions & Business. Eles me ajudaram no processo de renovação do visto: entregaram uma ficha em português com informações relativas ao formulário DS-160 e eu a preenchi.

Os especialistas da Rotunno analisam as informações e verificam se está tudo completo.

Depois, fazem o agendamento direto no site da Embaixada americana e informam como está o andamento do processo e o que é preciso para o dia da entrevista ou entrega dos documentos.

Este tipo de serviço não é obrigatório para a solicitação do visto, mas achei que valia a pena porque economiza muito tempo na minha rotina.

E, quando a gente está em busca do visto, é preciso ter bastante tempo para preencher os formulários em inglês e também para monitorar as vagas da entrevista (mais adiante vou explicar!).

A consultoria é indicada também para quem tem alguma urgência, especialmente para fazer vistos de estudos. Mas lembrando: você pode fazer tudo sozinho também!

Caso você queira fazer a consultoria com eles, pode preencher este formulário. A Rotunno tem atendimento pessoal em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O horizonte de Nova York é repleto de arranha-céus. Foto: Anelise Zanoni

 

Passo a passo da renovação

Quem se qualifica para renovação

  • Cidadãos brasileiros e argentinos cujo o último visto tenha sido emitido no Brasil
  • Solicitantes cujo visto de não imigrante ainda esteja válido ou vencido dentro do período de 12 meses e que desejam renovar a mesma categoria de visto
  • Solicitações anteriores as quais foram capturadas as dez digitais
  • Solicitantes que não tenham reportado perda ou roubo do passaporte com o visto mais recente
  • Solicitações de vistos recentes as quais não foram recusadas

Quem pode renovar sem entrevista

  • Brasileiros que vivem no Brasil e que tenham visto válido ou expirado em até 12 meses. Porém, é preciso agendar a entrega de documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
  • Em Porto Alegre (RS), o agendamento é feito no Centro de Entrega de Documentos (CED)
  • Para esta regra valem as seguintes categorias de visto: B1/B2 (Negócios, turismo e/ou tratamento médico), C1/D (Trânsito/Tripulante), F/J (Estudante) e M (Estudante de curso vocacional)

O que fazer para obter a renovação do visto

  • Preencher em inglês o formulário DS-160, disponível no site da Embaixada dos Estados Unidos, e efetuar pagamento da taxa do visto (que varia entre 160 e 240 dólares);
  • Agendar a entrega dos documentos. Devido à pandemia, por enquanto não há previsão de atendimento nos consulados;
  • Caso você consiga agendar e os escritórios estiverem funcionando, compareça pessoalmente ou envie um representante para entregar a documentação.
  • É preciso passaporte válido, passaporte anterior com o visto atual, a página de confirmação do formulário DS-160 com código de barras e a página de confirmação de agendamento, foto 5×5 ou 5×7.
  • Se aprovado, o novo visto possivelmente é emitido em até dez dias úteis;
  • Em alguns casos, os solicitantes devem enviar informações adicionais ou comparecer para uma entrevista com o Oficial Consular.

    Informações aqui
Famílias com crianças adoram viajar para Orlando devido à quantidade de atrações.

Cidadania europeia ajuda a entrar no EUA?

Algumas pessoas nesta pandemia estão preferindo ir atrás da dupla cidadania em vez de esperar pelo visto americano (ainda mais com os consulados fechados…)

A Rotunno Immigration Solutions & Business além de prestar assessoria para todos os tipos de visto para os Estados Unidos, também é especialista em processos de dupla cidadania italiana, além de países como Portugal e Espanha.

Além de ser um facilitador para percorrer o mundo e viver em diferentes países, alguns tipos de cidadania eliminam a necessidade de visto para entrar nos Estados Unidos. Um sonho, não é mesmo?

Informações: https://rotunnocidadania.com.br

Chama no Whats: (11) 95437-8807 e (51) 99853-0733

Você também está querendo renovar seu visto americano? Entre em contato por meio deste formulário aqui.

Deixe seu comentário ou pergunta pra gente!

O horizonte de Nova York é repleto de arranha-céus. Foto: Anelise Zanoni

Você também pode gostar destes assuntos:

Como planejar um roteiro para conhecer a Disney?
Conheça Clearwater, considerada a melhor praia dos Estados Unidos
Passeios menos óbvios em Nova York – dicas

Compartilhe

16 Comments

  1. Marina disse:

    Oi, tudo bem? Tu saberias me informar se o fato de pagar a taxa e agendar a entrevista garante a renovação? Por exemplo, se eu não conseguir uma entrevista para antes de completar 12 meses do vencimento, ainda poderei renovar ou terei que fazer um visto novo?

    • O consulado ampliou o prazo para quem já pagou a taxa, então em tese dá para fazer a renovação sim! Eu, por exemplo, já estou com o visto vencido mas consegui entrevista apenas para dezembro de 2021 (meu período de vencimento foi agosto de 2020). Acredito que eles vão manter a ampliação do prazo enquanto os consulados permanecerem fechados no Brasil (e em alguns outros países).

  2. Carlos disse:

    Olá, eu tenho um agendamento para a entrega de documentos para 27 de Setembro. Eu conferi, e hoje só tem agendamento para agosto de 2022 em Sao Paulo. Minha dúvida: Estes agendamento ainda estão validos? Será que melhor ja garantir uma data no proximo ano ou aguardo ate final de setembro?

    • Oi Carlos, tudo bem? Eu deixaria para a data agendada. Parece que 14 dias antes da data agendada eles avisam se vão cancelar ou não. Acredito que o consulado deva abrir no segundo semestre.
      Aqui em Porto Alegre eu tenho agendamento para o final de dezembro e vou esperar até lá para ver como fica! Vamos ficar na torcida!!
      Boa sorte

  3. Cheng disse:

    Anelise, como vai? Poderia me tirar uma dúvida?
    Estou renovando o visto americano que venceu em Julho/2021. Preenchi o DS160, paguei a taxa e quando fui agendar o CASV de SP (local informado no Ds160) percebi que é praticamente impossível achar uma data disponível. Achei uma que era para o final de dezembro de 2022 mas durou pouco tempo.
    Minha dúvida: É possível agendar o CASV em uma outra cidade mesmo que no formulário esteja marcado na unidade de SP? Achei vagas em Porto Alegre para setembro de 2022.

    • Olá, tudo bem? Com a abertura dos EUA prevista para novembro/2021 é possível que os consulados abram em breve e melhorem a situação das entrevistas a serem agendadas. É só uma suposição… Porém, acredito que haverá uma grande corrida por vistos nestes próximos meses.
      De acordo com o que eu pesquisei, é possível, sim, fazer a entrevista em outro CASV. Então, você pode ir a Porto Alegre, por exemplo.
      abraços e na torcida para que dê tudo certo!!! (eu também estou sem visto….)

  4. Rosely Panangeiro disse:

    Anelise, vou viajar para EUA em março/2022, meu visto vence em Maio/22 , vou poder viajar ou tenho que renovar o visto antes ?

  5. Adriana disse:

    Ola! Preenchi o formulario , paguei a taxa e quero renovar meu visto que vai vencer em novembro . Por que tive que marcar agendamento no casv e no consulado? No caso em Brasilia . Havetá entrevista?

  6. JMaia disse:

    Oi, tudo bem?
    Eu moro em BH e estou elegivel pra renovação porque meu visto venceu a menos de 12 meses. Mas a pergunta é: posso enviar a documentação para o CASV pelos correios? Ou tem q entregar pessoalmente? obrigado

  7. Fernando disse:

    Olá, fui renovar o meu visto antes de vencimento (vence em Janeiro) e na parte do DS-160 que fala sobre data que vencerá o visto ele diz que “Date Last Visa Was Issued cannot be equal to or later than today”…. então alguém sabe como que faz pra renovar antes de vencer? obrigado

  8. Felipe disse:

    Boa tarde,
    Vc sabe que prazo médio está levando depois que entregar os doc (no agendamento). Estou com uma viagem marcada, muito próximo ao meu agendamento efetuado, e gostaria de ter uma ideia se esse prazo entre o agendamento e viagem é viável

  9. DAYANE CIOLETTI disse:

    Ei, Boa tarde
    Preenchi o formulario DS160 do meu filho em NOV 2019, meu filho tem 2 anos e idade e preciso apenas levar a documentação no CASV. com a pandemia não consegui agendamento antes. Consegui apenas agora em dezembro.
    Um dos documentos que preciso levar é a CONFIRMAÇÃO DE FORMULÁRIO DS-160, mas o problema é que não consigo acessar o formulario por ter esquecido a pergunta secreta. Como faço? posso preencher um novo formulario? se sim, a taxa já paga consigo vincular ao formulario novo?

    Muito obrigada pel ajuda

  10. DAYANE disse:

    Ei, Boa tarde
    Preenchi o formulario DS160 do meu filho em NOV 2019, meu filho tem 2 anos e idade e preciso apenas levar a documentação no CASV. com a pandemia não consegui agendamento antes. Consegui apenas agora em dezembro.
    Um dos documentos que preciso levar é a CONFIRMAÇÃO DE FORMULÁRIO DS-160, mas o problema é que não consigo acessar o formulario por ter esquecido a pergunta secreta. Como faço? posso preencher um novo formulario? se sim, a taxa já paga consigo vincular ao formulario novo?

    Muito obrigada pel ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes