Como renovar visto americano: passo a passo na pandemia

Como renovar visto americano: passo a passo na pandemia

Está pensando em viajar e quer saber como renovar o visto americano em 2021 ou fazer o visto dos Estados Unidos pela primeira vez? Fizemos um passo a passo completo para vocês, porque nesta pandemia é preciso mais atenção e paciência.

Os consulados dos Estados Unidos no Brasil estão fechados desde 2020.  Mesmo assim, e justamente por este motivo, você precisa agilizar o documento se sua ideia é viajar para os Estados Unidos quando as fronteiras abrirem.

O visto para os EUA é obrigatório para os brasileiros que desejam entrar no país. Foto: Unsplash

No final do ano passado eu descobri que meu visto americano B1/B2 estava vencido e, como estávamos no meio da pandemia, não dei muita atenção. Este ano, com o sonho de voltar aos Estados Unidos, fui atrás da renovação do meu visto e levei um susto!

O procedimento está levando muitos meses!

Por isso, decidi ir atrás da renovação do meu visto para os EUA e quero muito ajudar vocês!

Segue lendo nosso texto e deixe seus comentários e perguntas no final!

Quem pode renovar o visto americano?

Quem tem o visto expirado em até 12 meses consegue fazer o procedimento sem a necessidade de entrevista presencial – mas precisa se programar para agendar a entrega de documentos.

Na última viagem a Nova York visitei principais pontos da cidade e novidades. Foto: Ane Zanoni

Neste momento, em casos de renovação com até 12 meses deve-se preencher o formulário DS-160 e pagar taxa de 160 a 240 dólares (de acordo com a categoria do visto).

Depois, é feito o agendamento de uma data para a entrega de documentos.

É preciso esperar para renovar o visto e fazer o documento pela primeira vez

Fiquei sabendo que há uma fila imensa de pessoas à espera de uma vaga na renovação de vistos e uma fila maior ainda para quem precisa agendar entrevista para o primeiro visto!

Só para vocês terem ideia, em Porto Alegre (RS), região onde eu moro, a previsão é de pelo menos 4 meses para conseguir uma data de agendamento. E, se o consulado ainda estiver fechado, espera-se mais ainda!

Pesquisando sobre o tema, descobri que eu e possivelmente mais de 1 milhão de brasileiros estamos sem autorização para entrar no país.

O que explica a quantidade de gente que está com o visto vencido está em um benefício que os Estados Unidos concederam a partir de 2010 aos brasileiros.

Em 2010, quem solicitava visto para turismo e negócios (B1/B2) tinha a chance de receber o documento com validade de 10 anos, o que expiraria a partir de 2020. Como é o meu caso – meu visto venceu em agosto de 2020!

Então, a hora de mandar fazer o visto é agora!

Orlando é um dos destinos preferidos dos brasileiros e tem muita diversão. Foto: Ane Zanoni

Como renovar o visto americano

Mesmo com fronteiras e consulados fechados e sem perspectiva de abertura, vale a pena agilizar o pedido de renovação, porque a fila de espera é grande.

Para eu não perder tempo pesquisando no site do consulado, utilizei a consultoria da Rotunno Immigration Solutions & Business. Eles me ajudaram no processo de renovação do visto: entregaram uma ficha em português com informações relativas ao formulário DS-160 e eu a preenchi.

Os especialistas da Rotunno analisam as informações e verificam se está tudo completo.

Depois, fazem o agendamento direto no site da Embaixada americana e informam como está o andamento do processo e o que é preciso para o dia da entrevista ou entrega dos documentos.

Este tipo de serviço não é obrigatório para a solicitação do visto, mas achei que valia a pena porque economiza muito tempo na minha rotina.

E, quando a gente está em busca do visto, é preciso ter bastante tempo para preencher os formulários em inglês e também para monitorar as vagas da entrevista (mais adiante vou explicar!).

A consultoria é indicada também para quem tem alguma urgência, especialmente para fazer vistos de estudos.

Caso você queira fazer a consultoria com eles, pode preencher este formulário. A Rotunno tem atendimento pessoal em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O horizonte de Nova York é repleto de arranha-céus. Foto: Anelise Zanoni

 

Passo a passo da renovação

Quem se qualifica para renovação

  • Cidadãos brasileiros e argentinos cujo o último visto tenha sido emitido no Brasil
  • Solicitantes cujo visto de não imigrante ainda esteja válido ou vencido dentro do período de 12 meses e que desejam renovar a mesma categoria de visto
  • Solicitações anteriores as quais foram capturadas as dez digitais
  • Solicitantes que não tenham reportado perda ou roubo do passaporte com o visto mais recente
  • Solicitações de vistos recentes as quais não foram recusadas

Quem pode renovar sem entrevista

  • Brasileiros que vivem no Brasil e que tenham visto válido ou expirado em até 12 meses. Porém, é preciso agendar a entrega de documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).
  • Em Porto Alegre (RS), o agendamento é feito no Centro de Entrega de Documentos (CED)
  • Para esta regra valem as seguintes categorias de visto: B1/B2 (Negócios, turismo e/ou tratamento médico), C1/D (Trânsito/Tripulante), F/J (Estudante) e M (Estudante de curso vocacional)

O que fazer para obter a renovação do visto

  • Preencher em inglês o formulário DS-160, disponível no site da Embaixada dos Estados Unidos, e efetuar pagamento da taxa do visto (que varia entre 160 e 240 dólares);
  • Agendar a entrega dos documentos. Devido à pandemia, por enquanto não há previsão de atendimento nos consulados;
  • Caso você consiga agendar e os escritórios estiverem funcionando, compareça pessoalmente ou envie um representante para entregar a documentação.
  • É preciso passaporte válido, passaporte anterior com o visto atual, a página de confirmação do formulário DS-160 com código de barras e a página de confirmação de agendamento, foto 5×5 ou 5×7.
  • Se aprovado, o novo visto possivelmente é emitido em até dez dias úteis;
  • Em alguns casos, os solicitantes devem enviar informações adicionais ou comparecer para uma entrevista com o Oficial Consular.

    Informações aqui
Famílias com crianças adoram viajar para Orlando devido à quantidade de atrações.

Cidadania europeia ajuda a entrar no EUA?

Algumas pessoas nesta pandemia estão preferindo ir atrás da dupla cidadania em vez de esperar pelo visto americano (ainda mais com os consulados fechados…)

A Rotunno Immigration Solutions & Business além de prestar assessoria para todos os tipos de visto para os Estados Unidos, também é especialista em processos de dupla cidadania italiana, além de países como Portugal e Espanha.

Além de ser um facilitador para percorrer o mundo e viver em diferentes países, alguns tipos de cidadania eliminam a necessidade de visto para entrar nos Estados Unidos. Um sonho, não é mesmo?

Informações: https://rotunnocidadania.com.br

Chama no Whats: (11) 95437-8807 e (51) 99853-0733

Você também está querendo renovar seu visto americano? Entre em contato por meio deste formulário aqui.

Deixe seu comentário ou pergunta pra gente!

O horizonte de Nova York é repleto de arranha-céus. Foto: Anelise Zanoni

Você também pode gostar destes assuntos:

Como planejar um roteiro para conhecer a Disney?
Conheça Clearwater, considerada a melhor praia dos Estados Unidos
Passeios menos óbvios em Nova York – dicas

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes