Como é a visita no Mátria, Parque das Flores, em São Francisco de Paula (RS)

Uma verdadeira imensidão de cores e flores a céu aberto é a melhor definição para o Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula (RS).

Por isso, vamos te contar como é a visita no Mátria.

Com um cenário encantador, que passa por flores coloridas, borboletas, lago, árvores, pássaros e abelhas, o empreendimento é um verdadeiro espetáculo de beleza natural.

Dá pra passar o dia inteiro no local, observando a natureza, fazendo piquenique, apreciando a paisagem, visitando as lojinhas, andando de bicicleta, de scooter ou de barco.

Fomos visitar o parque e vamos contar tudo sobre nossa experiência!

Mátria: parque com lindos cenários floridos e coloridos

O parque tem vários ambientes e experiências incríveis. É um mais charmoso que o outro!!

Na chegada, fomos recebidos no Mátria Boulevard, uma área de livre acesso a todos os visitantes. Por ali você encontra uma sofisticada boutique, com roupas de grifes famosas como Osklen e Calvin Klein, com peças lindas e coloridas.

Além de roupas, há venda de plantinhas, artigos de decoração e de jardinagem, itens de perfumaria, comidinhas e itens personalizados do parque. Andando mais um pouco, tem o restaurante Faullia, que tem opções de buffet e parrilla.

A parte externa, porém, é um espetáculo à parte! E é a partir da catraca que seu ingresso é solicitado.

Para percorrer os lindos caminhos floridos do parque, é possível alugar uma scooter ou uma bicicleta, que podem ser locados na bilheteria do parque.

Na nossa visita, alugamos uma scooter. Depois de ouvir as instruções do guia, pegamos nosso capacete e seguimos para um lindo percurso, repleto por uma explosão de cores, flores de acordo com a estação, jardins coloridos, abelhas sem ferrão e até um hotel para insetos! Já imaginou?

Percorremos a estrutura do parque e fizemos algumas paradas para fotos e vídeos.

Uma das paradas diferenciadas é no “hotel dos insetos”, que traz justamente essa proposta: ali, os principais habitantes não são as pessoas, mas sim as pequenas e variadas espécies que ajudam a colorir e preservar o parque.

Também passamos por um Monumento à Borboleta, por lindas esculturas, um Meliponário, um Caminho Sensorial e pelos Túneis de flores (Rosas e Glicínias), que florescem em épocas distintas.

Ao todo, o parque conta com 30 jardins, com flores que mudam de acordo com a estação. Nós ficamos encantadas com as glicínias, begônias, rosas e vários outros tipos de plantas e flores que exalam natureza e beleza.

Cada trajeto percorrido tinha uma cor diferente, entre árvores e flores amarelas, roxas, vermelhas e rosas. Tudo isso ao som de passarinhos e na companhia de abelhas e borboletas.

O parque é pet friendly e também tem muitas opções gastronômicas, entre piquenique, pratos executivos e petiscos.

Parada para um passeio de barco e restaurante Restobar

Outro passeio muito legal dentro do parque é o de barco. E o melhor: é totalmente gratuito!

Isso mesmo! Em frente ao restaurante Mátria Restobar, um lindo lago é convidativo para um passeio de barco pelas águas calmas.

Nós pegamos alguns petiscos e drinks do restaurante e levamos todos eles para o barco, para uma experiência deliciosa e relaxante nas águas.

Com o barco a remo, muito bem guiado pelo instrutor Maurício, que também é garçom do restaurante, tivemos uma experiência bem bacana em meio às paisagens verdes e flores coloridas do parque.

O passeio é simplesmente sensacional e traz um ar de calmaria e tranquilidade.

Para quem aprecia uma boa gastronomia, o Restobar serve várias opções de comida, entre diferentes tipos de carnes, saladas, peixes, risotos, massas, hambúrgueres, pratos kids, além de petiscos, sobremesas, drinks e carta de vinhos.

É só escolher alguma opção e fazer o pedido! Você pode se deliciar no barco, no restaurante ou em um dos ombrelones que tem por ali.

Como é o piquenique Alfresco

Unir comida boa com uma paisagem sensacional é sempre uma boa pedida. Nesse quesito, o piquenique Alfresco entrega uma experiência perfeita e completa para quem vai visitar o parque.

A cesta é carinhosamente preparada pela Naomi, em uma cozinha que fica ao lado do restaurante Restobar.

É só encomendar, pegar a cesta e consumir os produtos em qualquer área do parque. O ideal é escolher um cenário bem lindo, para contrastar com as delícias oferecidas!

Difícil mesmo é escolher o melhor lugar, já que cada cantinho do parque é simplesmente encantador, um mais bonito que o outro!!

Nós decidimos fazer o piquenique no meio das flores coloridas que enfeitam o parque. Pegamos uma toalha e almofadinhas e tivemos uma experiência agradável e deliciosa em meio à natureza.

A cesta serve duas pessoas e é bem servida! As delícias incluem castanhas, pãezinhos, frios, morangos, uvas, geléias, croissants, mini churros, água e suco.

Outra possibilidade é levar o piquenique para o barco, ficar descansando e saboreando as delícias por ali mesmo.

Independente da sua opção, a certeza é de uma experiência maravilhosa, com lindas paisagens e comidinhas saborosas!

Sobre o Mátria

O Mátria Parque das Flores foi inaugurado em novembro de 2021.

Desde dezembro de 2023, o parque conta com o passaporte Pedrinho, que é um ingresso acessível, que garante gratuidade para pessoas com autismo e acompanhante. Tem também o seguro-chuva gratuito, com o qual é possível remarcar a visita.

Além disso, o Mátria realiza eventos, como o Luau, e recebe celebrações sociais, casamentos e reuniões corporativas. Fica aberto todos os dias, das 10h às 18h.

A entrada no parque custa R$ 119, com meia entrada para estudantes, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com necessidades especiais e acompanhante e moradores da região. O valor para alugar scooter, bicicleta ou carrinho elétrico deve ser pago à parte (preços de abril de 2024).

Veja Mais

Como é visitar a Casa Chandon Garibaldi, na serra gaúcha

Parador Hampel, em São Francisco de Paula (RS): Como é a hospedagem

Doces Silber: passeio de carretão e sorvete de mirtilo, em Flores da Cunha (RS)

Carême Pâtisserie e Cafeteria: sabor da França em Caxias do Sul (RS)