Vinhos da Campanha Gaúcha: 10 vinícolas para conhecer no RS

Vinhos da Campanha Gaúcha: 10 vinícolas para conhecer no RS

Para quem gosta de enoturismo, os vinhos da Campanha Gaúcha são excelentes para uma viagem pelas vinícolas do Rio Grande do Sul. Uma rota dedicada a estes vinhos foi lançada no final de setembro de 2021 e neste texto vamos explicar como ela funciona. 

A rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha inclui 10 vinícolas com paisagens típicas do Pampa Gaúcho e da Fronteira. Tivemos a felicidade de visitar cada uma delas e, por isso, vamos contar tudo para vocês!

O Terroir da Campanha Gaúcha 

Antes de explicar como é a Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha vamos falar um pouco sobre o terroir dos Vinhos da Campanha Gaúcha. 

Os vinhos com uvas nascidas na região estão cada vez mais em evidência, principalmente por seu terroir. Os vinhedos da Campanha estão localizados no Paralelo 31, é um paralelo no 31°, uma localização considerada premium para o plantio de uvas e produção de vinhos de alta qualidade. 

Esse terroir é proveniente de verões extremamente secos, que fazem muito sol, e invernos frios. Além disso, faz diferença o solo da região, que costuma ser cheio de pedras, o que faz com que os vinhedos tenham de fazer um esforço maior para se manter firmes. Assim,  as uvas acabam tendo maior qualidade.

Para comprovar mais a qualidade dos vinhos da região, a Campanha Gaúcha recebeu o selo IP, que garante que o vinho daquela garrafa expressa as características da região na qual foi produzido. Para receber o selo, a bebida deve ser fruto de uma rigorosa fase de produção de uvas na área delimitada e seguir uma série de exigências importantes que garantem a qualidade do produto.

Conheça 10 Vinícolas da Campanha Gaúcha

A região da Campanha Gaúcha mantém mais de uma dezena de vinícolas, algumas delas sem projetos de enoturismo. A Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha é composta por 10 vinícolas e todas recebem turistas ao longo dos anos.

Abaixo falamos um pouco sobre cada uma delas. Já adiantamos que vale a pena fazer o roteiro, especialmente se você é apaixonado por vinhos. 

Bagé

Vinícola Boutique Estância Paraízo

É uma vinícola impactante para quem visita Bagé! A Paraizo fica em uma propriedade rural, além de ter paisagens lindíssimas, típicas de fazenda, tem muitos animais, um casarão histórico e uma igreja de arquitetura francesa.

Até outubro de 2021, vinícola produzia 4 rótulos, todos com nomes que homenageiam a família proprietária e a região da Campanha Gaúcha.

Na propriedade é possível visitar os vinhedos, construções históricas e ainda passear pelos campos verdes, admirando a paisagem do Pampa.

Um dos pontos altos da visita é a construção centenária de uma capela inspirada em um prédio francês. É uma grande surpresa em meio aos vinhedos, que são um pouco afastados da antiga construção que dá as boas-vindas aos visitantes. 

Ficamos de boca aberta ao conhecer a construção, que impressiona e nos transporta para a Europa.

Veja aqui como é toda a experiência nessa vinícola incrível!

Vinícola  Peruzzo

Localizada em uma bela área verde protegida por um lago, a vinícola Peruzzo tem três opções de visitas: tour guiado com degustação, piquenique na propriedade e almoço harmonizado com 5 rótulos.

A vinícola é cercada por natureza típica da região: é imersa em meio ao visual do Pampa, conectada a paisagens incríveis, que podem ser apreciadas da varanda da casa que recebe os turistas.

O pôr do sol visto da varanda da vinícola é um show à parte!

A Peruzzo também está expandindo e tem projetos futuros para melhorar a experiência dos turistas a partir de 2022, incluindo até mesmo um salão do automóvel e lindas cabanas para hospedagem dentro da propriedade. 

Saiba tudo sobre a Peruzzo clicando aqui!

Candiota

Vinícola Batalha Vinhas & Vinhos

Considerada uma vinícola boutique, a Batalha Vinha & Vinhos tem uma pequena e charmosa produção de vinhos. 

Um diferencial da produção de vinhos é que eles não utilizam herbicidas nos vinhedos, além disso, oferecem um espumante nature que é uma delícia!

A propriedade ainda está se abrindo para o enoturismo, que é novidade em alguns municípios da Campanha. A Batalha tem projeto de um espaço todo pensado para receber visitantes, que deve retomar suas obras em 2022. 

Enquanto isso não ocorre, a vinícola abre suas portas para receber visitantes e apresentar a propriedade como está hoje em dia.

Confira a programação da Vinícola aqui!

Vinícola Miolo (Seival)

O famoso grupo Miolo também está presente fora de Bento Gonçalves e produz os seus famosos vinhos em Candiota, na Campanha. 

A vinícola Seival não tem foco em enoturismo, mas oferece visitação agendada. A paisagem do local é maravilhosa, e os vinhedos merecem uma visita! 

São 200 hectares de vinhedos, os quais podemos passear por eles e tirar boas fotos. A paisagem da propriedade é impressionante e nos dá a impressão de estar na Toscana.

Por lá encontramos também uma loja com 16 variedades de rótulos, com preços muito atrativos, se comparados com outras vinícolas da região, vale a pena parar para fazer umas comprinhas.

Confira aqui tudo sobre a Seival Miolo!

Dom Pedrito

Vinícola Cerros de Gaya

No topo de uma colina e com vista para o cenário do Pampa, a Vinícola Boutique Cerros de Gaya é cheia de encantos. A estrutura que recebe os turistas é decorada de forma rústica e com muito bom gosto. 

O jardim da propriedade é lotado com diferentes tipos de cactos, cristais brutos, flores, pés de limão siciliano e oliveiras. O pôr do sol no local é incrível e vale a pena!

A degustação dos vinhos ocorre em banquinhos de pedra ou no pergolado de madeira, onde os visitantes preferirem.

Os turistas ainda têm a opção de experimentar o projeto “Pampa de Bike”, que faz um percurso de 96 quilômetros entre a Vinícola Peruzzo (Bagé) e a Cerros de Gaya. Se você adora uma aventura, vale a pena! 

Veja aqui tudo sobre a Cerros de Gaya!

Vinícola Guatambu 

A Guatambu é uma das vinícolas mais bonitas e elegantes da rota. Sua arquitetura refinada chama atenção desde a entrada, com seu enorme portão à beira da rodovia.

Os vinhos produzidos pela Guatambu são finos e de alta qualidade. Além disso, a vinícola sabe receber muito bem os turistas e tem programação completa para diversos públicos e orçamentos. Entre as possibilidades há tour guiado com degustação, almoços harmonizados, piquenique com tábua de frios e áreas lindas para contemplação.

A programação mais famosa é o Dia Épico, uma experiência incrível que ocorre 1 vez ao mês, aos sábados. O dia começa com um tour guiado com degustação. Depois do tour, os visitantes são direcionados até a área onde ocorre o almoço harmonizado com 5 ou 6 rótulos. 

Após o almoço, os visitantes aproveitam o jardim e conhecem os animais da propriedade. No verão ainda têm a possibilidade de colher as uvas do pé.

Confira aqui, com detalhes, tudo o que a Guatambu tem a oferecer!

Itaqui 

Vinícola Boutique Campos de Cima

Se você vai visitar Itaqui, não deixe de conhecer a incrível vinícola boutique Campos de Cima.

A Campos de Cima é repleta de história familiar e tem um design elegante que impressiona desde a chegada! Com piso de cimento queimado, ladrilhos hidráulicos, tijolos à vista, sofás e tapetes de couro a vinícola esbanja uma arquitetura rústica e aconchegante.

Durante a visita é possível conhecer o local de separação das uvas, os tanques onde são fermentadas e as barricas de carvalho francês. Além de no final poder degustar os rótulos mais conceituados da vinícola, harmonizados com deliciosos queijos e pães regionais.

Para quem deseja uma experiência mais robusta, a vinícola organiza almoços e tem degustação acompanhada por tábua de queijos, frios e pães.

Dentro da propriedade também há uma novidade que temos observado surgir no mundo dos vinhos: um espaço para hospedagem, a Campos de Cima Wine House. Uma casa que fica a poucos metros da área de enoturismo. Os hóspedes podem usufruir de banheiro, cozinha equipada, sala de estar e espaço com churrasqueira. Como cortesia, quem alugar a casa ganha uma visita e degustação na vinícola. Uma delícia!

Confira aqui a programação completa de enoturismo da Campos de Cima!

Santana do Livramento 

Vinícola Cordilheira de Santana

Localizada em Santana do Livramento, em frente ao exuberante Cerro Palomas, fica a Vinícola Cordilheira de Santana. Os inúmeros parreirais da vitivinícola ficam ao pé do cerro, que é considerado cartão postal da campanha gaúcha. Esse detalhe torna a experiência nessa vinícola ainda mais incrível e deliciosa.

A Cordilheira de Santana tem um espaço modesto e muito acolhedor para receber os turistas. Logo atrás da recepção ficam os maquinários e, no subsolo do prédio, as caves e a adega. 

Durante a visita, o turista é guiado até às instalações, onde descobre os processos de fermentação, clarificação, assim como os tradicionais barris de carvalho para o envelhecimento do vinho.

A vinícola oferece degustações de três ou seis rótulos, como também a opção de uma tábua de frios em conjunto da degustação de seis rótulos.

Quem desejar conhecer os campos da fazenda, passear pelos vinhedos ou fazer um piquenique embaixo de uma árvore precisa agendar com antecedência.

Confira aqui tudo sobre essa vinícola de paisagens incríveis!

Almadén 

A Vinícola Almadén, do Grupo Miolo, é considerada uma das mais tradicionais vinícolas do Brasil. A Almadén elabora vinhos finos tintos, branco e suaves (tinto, branco e rosé), frisantes branco e rosé e seus espumantes descomplicados e fáceis de beber. 

O passeio turístico na vinícola promete paisagens inesquecíveis, além de imersão no mundo do vinho. 

Durante o tour guiado é possível conhecer o processo de elaboração dos vinhos e espumantes, além de aprender técnicas de degustação e degustar os rótulos. No passeio também é possível conhecer os vinhedos e a tecnológica vinícola, onde ocorre todo o processo de elaboração dos vinhos.

Uruguaiana

Vinícola Estância e Bodega Sossego

Na região de Uruguaiana fica a Bodega Sossego, uma propriedade que além de vinícola, tem criação de ovelhas, emas, cavalos e gado Braford. Uma experiência e tanto para quem ama a vida no campo!

Uma vez por mês a Bodega Sossego realiza uma experiência ao ar livre, no meio dos vinhedos, com degustação de vinhos e produtos artesanais.

Para participar da experiência, é preciso reservar por meio da agência de viagem Km1. Os encontros ocorrem para grupos de 20 a 30 pessoas.

Confira aqui tudo sobre a Bodega Sossego!

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes