Conheça a temporada da baleia franca, em Santa Catarina

Conheça a temporada da baleia franca, em Santa Catarina

A temporada da baleia franca já começou em Santa Catarina. De julho a outubro, as baleias buscam as águas mais quentes, tranquilas e rasas do sul catarinense para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes. O que promove espetáculos diários aos turistas.  

Se você gostaria de viver essa experiência e quer saber mais sobre a temporada da baleia franca, continue a leitura.

Onde avistar a baleia franca?

Avistamento da baleia franca em Garopaba. Foto-divulgação: Amo Garopaba Turismo.

A Rota da Baleia Franca contempla as 34 praias de Laguna, Garopaba e Imbituba.

Imbituba é a que possui o maior índice de presença da espécie no Brasil e é o único destino onde é possível avistar as baleias da praia. 

Entre os roteiros oferecidos na rota da Baleia Franca está a Praia do Rosa, considerada uma das maiores belezas do Brasil e parte integrante de um seleto grupo das 40 baías mais bonitas do mundo, com uma paisagem natural rústica e exuberante.

Duas baleias nadam livremente em uma das praias de SC.

O ideal para fazer o roteiro certeiro e ter a maior chance de encontrar essas gigantes é contratar um guia de turismo ou um condutor ambiental da Rota da Baleia Franca (RBF). Esses profissionais já estão preparados e capacitados para encontrar os locais certos para avistagem. Eles participam de redes de monitoramento do cetáceo, onde recebem informações constantes dos locais onde estão as baleias.

Lugares para conhecer em Garopaba (SC)

Passeios que podem ser feitos na região durante a Temporada da Baleia Franca

Baleias nadando em uma das praias de Garopaba. Foto-divulgação: Amo Garopaba Turismo.

Há passeios exclusivos para quem deseja avistar o animal marinho. Os passeios são idealmente acompanhados por guias e permitem avistar as baleias das dunas, costões e mirantes naturais.

Entre as inúmeras opções de passeios para avistar as baleias, a Praia do Rosa oferece algumas experiências exclusivas:

Final de Semana na Praia do Rosa e Rota da Baleia Franca (3 dias e 2 noites)

Um dia de muito sol em Santa Catarina, na Rota da Baleia Franca.

Com hospedagem, transfer e passeios, o roteiro inclui o Safári Baleia para conferir de perto os animais que estão na região e a visita ao Santuário dos Botos Pescadores.

A chegada na sexta-feira tem check in a partir das 14h, em quartos com camas de casal e mais uma de solteiro, com hospedagens que variam entre R$70,00 (hostels e albergues) até R$1.200,00 (pousadas de luxo, casas ou chalés pé na areia).

No sábado, o Safari Baleia é realizado integralmente acompanhado por um guia. O roteiro inclui apresentação e vivência de experiências no destino, gastronomia típica, contemplação da natureza e, claro, avistamento de baleias (com raras exceções, uma vez que é um fenômeno da natureza), e visitação ao Instituto Australis/Projeto Pró-Franca, que é responsável pelo monitoramento da vida marinha e apoio à preservação da baleia franca. 

Já no domingo é dia de visitar o Santuário dos Botos Pescadores, uma interação com pescadores que permite avistamento de botos e muita integração com a natureza de Laguna. 

O passeio inclui a visitação em uma praia quase deserta e que esconde um “mistério”, a Pedra do Frade. Trata-se de um monumento natural de mais de 20 metros de altura e 5 metros de diâmetro, inclinada e com uma formação curiosa (uma rocha sobre outra rocha), o que lhe garante muitas histórias, lendas e especulações sobre como e por qual razão ela foi parar ali. 

Leia também: Siriú (SC): Um destino para reiniciar

Outros passeios na Rota da Baleia Franca

Projeto Cetáceos

Material de apresentação sobre a Baleia Franca, no Projeto Cetáceos.

O Projeto Cetáceos é um Projeto de pesquisa e educação ambiental em prol da preservação dos cetáceos; baleias e golfinhos.

Instituto Australis

Baleia franca mãe e seu filhote nadando nas águas quentes de SC.

As visitas são gratuitas e orientadas por uma equipe capacitada! 

O espaço permite observação de baleias através de deck de observação, além de possuir uma réplica de um filhote de baleia franca em tamanho natural e um esqueleto completo de baleia franca em tamanho adulto.

A loja de souvenirs possui produtos exclusivos alusivos à baleia franca cuja renda é revertida para a conservação da espécie.

O local também possui espaço para palestras e oficinas, e atividade para as crianças durante o verão.

Experiências exclusivas da Amo Garopaba Turismo para a Temporada da Baleia Franca

Foto-divulgação: Amo Garopaba Turismo.
  • Expedição Baleia Franca: roteiro guiado pelas praias de Garopaba, Imbituba e/ou Laguna em busca do avistamento de baleias.
  • Trilha Ecológica pelos Berçários: trilha de 11km pelos costões das principais praias, com possibilidade de avistamento por terra das baleias e seus filhotes.
  • Passeio a cavalo pela Praia, com cavalgada de 3h, com destino à praia de Ibiraquera, onde é possível avistar as baleias em uma das baías mais queridinhas delas.

Museu da Baleia de Imbituba

Fachada do Museu da Baleia de Imbituba.

O museu, situado na praia do Porto, conta a história da matança das baleias e da luta pela sua proteção. 

O espaço interno evoca o período sombrio da matança através de mapas e ilustrações obtidas em arquivos históricos e outros museus, e de diversos artefatos preservados. Além disso, abriga painéis interpretativos que conduzem o visitante ao longo da história da difícil convivência das baleias com os seres humanos.

Único no gênero na América do Sul, o Museu da Baleia de Imbituba conta também a história pouco conhecida da matança de baleias no Brasil por frotas baleeiras estrangeiras nos séculos XVIII e XIX, sendo o ponto alto desta mostra o modelo do navio baleeiro à vela dos Estados Unidos Charles Morgan, obra-prima do modelista naval Luiz Lauro Pereira Jr, residente na vizinha Laguna.

Compras na CanecArte

Canecas com pinturas que simbolizam a cauda da baleia franca.

Especializada na pintura em porcelana e vidro, a CanecArte oferece lindos produtos pintados à mão e personalizados conforme o tema escolhido pelo cliente, incluindo o tema Baleia Franca.

Adote uma Baleia Franca

Foto-divulgação: Amo Garopaba Turismo.

O Projeto Franca Austral pesquisa e monitora as baleias-francas no sul do Brasil.

Para ajudar esse projeto você pode adotar simbolicamente uma das baleias conhecidas. É só escolher a categoria de adoção, e assim você irá auxiliar na manutenção das pesquisas a favor da baleia franca. Dependendo da categoria escolhida você recebe diferentes brindes.

O projeto escolheu seis dentre as mais de 1000 baleias do seu catálogo para compartilhar a história de cada uma delas no litoral catarinense. 

Você pode ver as histórias e escolher a sua baleia clicando aqui.

Curiosidade 

Foto-divulgação: Amo Garopaba Turismo.

A baleia franca fêmea e adulta pode chegar até 18 metros e pesar até 60 toneladas, enquanto o macho mede, em média, 16 metros. O período de gestão é de um ano e o filho, em geral, nasce com quatro toneladas e quatro metros, mamando 200 litros de leite e engordando 50 quilos por dia logo nas primeiras semanas de vida.

De natureza dócil, a baleia franca está protegida de caça há menos de 50 anos. Embora recente, a proibição tem permitido a retomada das baleias, que chegaram a ser consideradas extintas em águas brasileiras: em setembro de 2021, foram avistadas 120 baleias.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes