São Paulo das Missões: turismo baseado na fé

São Paulo das Missões: turismo baseado na fé

Colonizada por alemães, São Paulo das Missões (RS) é outro município da rota missioneira do Rio Grande do Sul que preserva com orgulho as origens germânicas. 

No roteiro por São Paulo das Missões você encontrará heranças alemãs na música, dança, arquitetura e gastronomia. 

Na viagem que fizemos percebemos que um dos pilares do turismo na região é religioso. Parte dessa vocação vem da própria comunidade, que é bastante espiritualizada.

Por conta disso, desde 2018, são realizadas romarias com percurso de 8 km e o destino final costuma ser o Oratório de Nossa Senhora. Ali, fiéis se reúnem para celebrar a fé e espiritualidade que é tão forte na cidade.

Além dos atrativos religiosos, São Paulo das Missões é rodeada por montanhas e muitas paisagens naturais e adora ser considerado o “Cantão suíço das Missões”. Por vezes, o visual do município remete às paisagens europeias. 

Separamos 3 atrativos turísticos, que podem ser facilmente combinados com outros roteiros pela região das Missões. 

Pórtico de São Paulo das Missões

As pequenas cidades da região das Missões orgulham-se com os pórticos que dão as boas-vindas ao turistas. 

Em São Paulo das Missões, o pórtico traz a imagem de uma família de agricultores, simbolizando a principal fonte de renda do município e a importância da agricultura para o desenvolvimento da cidade. 

O pórtico pode ser uma atração interessante para quem viaja de carro e quer dar uma paradinha na entrada da cidade!

Oratório de Nossa Senhora

A 8 km do centro da cidade, na Vila Pinheiro Machado, os turistas encontram um lugar de muita espiritualidade e reflexão em São Paulo das Missões. O Oratório de Nossa Senhora reúne 560 imagens da Santa, que foram doadas por pessoas de diferentes lugares. Entre as imagens, há peças de 34 países. 

Quando chegamos, chamou atenção o silêncio da região onde fica o oratório. O local é administrado e organizado pela professora Isolde Bohn, que é bastante devota. Ela é a responsável pela manutenção e história do Oratório e pela organização de cada uma das imagens presentes. 

O local é todo organizado em estantes onde repousam as imagens da Santa. Elas aparecem de diferentes formas, cores e estruturas. Há inclusive peças importadas de países como Portugal, Estados Unidos, Cuba, Peru, entre outros. 

Todas as obras são doações de devotos que entregam a imagem de presente ao oratório.

Como surgiu o oratório de São Paulo das Missões

A ideia de criar o lugar para homenagear a Santa e proclamar a fé surgiu quando São Paulo das Missões comemorava os 50 anos da Capela da cidade, em 2012. Na época, foram doadas 50 imagens de Nossa Senhora como forma de comemoração. 

Com o passar do tempo, a igreja foi recebendo mais imagens e faltava espaço para tanta coisa! Então, em 2018 foi oficialmente inaugurado um novo espaço para manter todas as imagens, tornando-se um dos principais pontos de referência de São Paulo das Missões e enaltecendo o turismo religioso.

A grande curiosidade é que o prédio foi erguido por voluntários, e os materiais de construção foram doados pela comunidade. 

Achamos um trabalho lindíssimo que mostra não só a fé mas o poder da união das pessoas! É um lindo exemplo!

A entrada ao local é gratuita e ele permanece sempre aberto para visitação, respeitando as regras de distanciamento e de uso da máscara neste momento de pandemia.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Outro ponto de contemplação e fé é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um lugarzinho de paz e oração que está localizado no ponto mais alto da cidade. 

O local fica em meio à natureza e tem espaço para sentar e apreciar a vista e a imagem da Santa.

Nós fomos recebidas por um simpático grupo vestido com roupas alemãs e falando alemão. Achamos uma linda homenagem!

A gruta Nossa Senhora de Lourdes pode ser um ótimo local para meditar e renovar a fé durante uma viagem !

Texto da jornalista  Nicole Fritzen

Você também pode gostar destes textos:

Um roteiro de 2 dias em Santo Ângelo (RS), cidade mais animada da Missões

Conheça a história do Santuário do Caaró, em Caibaté (RS)

Roteiro em Entre-Ijuís (RS), cidade que é o portal das Missões

São Luiz Gonzaga (RS): a terra do carreteiro e da música missioneira

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes