Tive Problema Com Meu Voo, O Que Fazer?

passageiro verifica voo no painel do aeroporto

Tive Problema Com Meu Voo, O Que Fazer?

Você organizou sua viagem e teve algum problema com voo? Saiba que isso é algo bem mais comum do que o imaginado e, por isso, vou contar um pouco sobre minhas experiências com companhias aéreas e como resolver um problema com voo. 

Viajar é lidar com imprevistos, mas se tem uma situação extremamente frustrante é chegar no aeroporto e perceber que ocorreu algo errado com o voo. Pode ser um cancelamento ou atraso, ou até mesmo a perda de uma mala.  

Há mais de 20 anos eu circulo em diferentes aeroportos do mundo. Portanto, sempre fico atenta para os possíveis imprevistos que possam ocorrer. Por exemplo, uma vez estava voltando de Cusco, no Peru, e meu voo para casa atrasou três horas. Resultado: perdi a conexão para o Brasil. 

Lembro que estava no aeroporto de Lima e tentei negociar com a companhia aérea uma forma de voltar pra casa, mas informaram que só poderia embarcar no dia seguinte. Fiquei tão brava que consegui convencer a empresa a me colocar em um voo de uma companhia aérea parceira. 

Na época, não conhecia empresas que pudessem me ajudar a resolver o imprevisto ou me compensar pelo prejuízo da viagem. Mas hoje existem diferentes formas de fazer isso e há profissionais capacitados para nos ajudar neste procedimento.

Também já tive mala extraviada na Suíça, mala rasgada em um retorno do Panamá e voo cancelado quando eu viajava com meu filho ainda bebê!

Pensando neste problema tão comum, separei algumas dicas. A ideia é mostrar alguns imprevistos comuns e como resolvê-los! 

Meu voo atrasou, o que fazer? 

Todos os dias os voos atrasam, a gente sabe! Embora essa seja uma situação muito comum na vida de um viajante, isso pode causar incômodos, especialmente para quem viaja a trabalho ou tem conexões até o destino final.

Quando o seu voo atrasar, dirija-se até o balcão da companhia aérea e solicite suporte. Questione sobre qual a previsão de embarque, já que, dependendo da resposta, você pode solicitar até mesmo o reembolso da sua passagem.

Se por algum motivo a companhia se negar a dar suporte, você pode entrar em contato diretamente com a ANAC e fazer a reclamação. Saiba que a partir de 1 hora de atraso, a companhia aérea já deve prestar alguma assistência.

A partir de 2 horas, por exemplo, é obrigatório oferecer alimentação para os passageiros. 

Depois de 4 horas de atraso, os direitos são ampliados, e o passageiro pode ter hospedagem e acomodação, assim como o transporte de ida e volta para o aeroporto. O direito só será diferente se o cliente estiver na sua cidade de residência. É inclusive permitido reembolso integral da passagem aérea.

Caso você queira saber mais sobre o assunto, indicamos o site da Voe Tranquilo para tirar dúvidas.

Meu voo foi cancelado e agora?

Se um voo atrasado é ruim, imagine ter um voo cancelado! Definitivamente essa é uma situação que nenhum viajante deseja passar, mas acontece. 

Da mesma forma que no voo atrasado, assim que seu voo for cancelado, o indicado é entrar em contato com a companhia aérea responsável e solicitar suporte. Você pode ter direito a reembolso integral da passagem, inclusive com a taxa de embarque, ser reacomodado em outro voo ou remarcá-lo sem custo

Caso o cancelamento cause transtorno maior como a perda de um compromisso importante, você pode pedir uma indenização da companhia aérea.

Minha bagagem foi extraviada

Quando viajei para a Suíça fiquei dois dias sem minha bagagem. Fiquei perdida!

Tive que comprar roupas e pedi algumas peças emprestadas para uma amiga! Por isso, posso afirmar com certeza que ter uma mala extraviada é muito desconfortável, seja qual for seu destino!

Neste caso, você tem o direito de pedir à companhia aérea uma ajuda financeira (na época eu não sabia e não pedi…)

O valor deve custear objetos como itens de higiene pessoal, roupas, entre outras coisas. Além disso, ele servirá para todo o período em que sua mala estiver perdida. Essa ajuda também só ocorre caso o extravio ocorra no aeroporto de destino, fora do seu local de residência.

O prazo para que a companhia aérea devolva a bagagem extraviada é de 7 dias depois do desembarque para voos nacionais, e de 21 dias para voos internacionais.

Se o prazo não for cumprido você tem o direito de receber uma compensação em dinheiro. Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto, leia aqui. 

Quando planejamos uma viagem não desejamos imprevistos com voos, mas precisamos estar conscientes de que podem ocorrer! Não é mesmo?

Gostaram das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos que estão em busca de compensação para problemas com voos. 

** Este artigo foi criado para o Voe Tranquilo para uso exclusivo do blog Travelterapia

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