O que fazer em Porto Xavier: turismo de pesca e compras

O que fazer em Porto Xavier: turismo de pesca e compras

Está buscando dicas sobre o que fazer em Porto Xavier, na divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina?

Porto Xavier é uma cidade que vive uma relação direta com o Rio Uruguai e um destino de viagem interessante para quem gosta de turismo de pesca.

Em Porto Xavier os destaques são a pesca e os passeios de barco, tudo isso desbravando as águas do rio, que tem grande ligação com a cidade.

Além disso, o município também se prepara para expandir ainda mais a parte turística com a abertura do primeiro freeshop. O objetivo é movimentar a economia e o turismo no local. 

Achamos uma ótima notícia! Desde 2012 é permitido no Brasil a abertura de lojas francas em cidades gêmeas da linha de Fronteira.

Pelo que percebemos, aos poucos, a cidade vai se firmando com um belo e importante ponto turístico para quem vai às Missões e quer fazer uma paradinha para compras ou simplesmente para contemplar um pôr do sol no Rio Uruguai.

Separamos algumas sugestões dos principais pontos turísticos de Porto Xavier. Nós indicamos que a visita à cidade seja combinada com os roteiros tradicionais que levam para Santo Ângelo e São Miguel das Missões.

Selecionamos algumas atrações da cidade. 

O que fazer em Porto Xavier

Porto Internacional

Como a ligação com o Rio Uruguai é muito explorada na cidade, o Porto Internacional é um dos principais pontos turísticos. Ali, uma travessia de balsa separa Porto Xavier do lado argentino, onde está a cidade de San Javier.

Ao chegar nas imediações do Porto, encontra-se um letreiro que homenageia a cidade. Ao fundo, árvores, um píer e o Rio Uruguai, límpido e cristalino. Aproveitamos para fazer uma fotinho tradicional pelo belvedere!


No local, se destacam atividades como a pesca e os passeios de barco, que podem ser feitas mediante agendamento. A Pousada Biguá, por exemplo, é uma das empresas que oferece toda a estrutura e indicações necessárias para viver a experiência da pesca no Rio Uruguai.

Freeshop

Para alavancar mais o turismo, Porto Xavier recebeu o primeiro freeshop da cidade. O Caturra é um empreendimento de dois empresários da cidade, que decidiram apostar no turismo local e trazer mais uma opção de atrativo para quem vai conhecer a região. 

No local, que conta com um espaço bem amplo e organizado, são vendidos diversos produtos. Entre eles: bebidas, itens de perfumaria, eletrônicos, linha de panelas e itens de cozinha, malas, entre outros. 

Outras marcas de freeshop devem se instalar na cidade, como a loja Becker. Ainda não há confirmação de empresas internacionais.

Pesqueiro do Cabrita

É uma ótima opção para quem gosta de curtir a natureza e deseja se aventurar pelas águas do Rio Uruguai. O Pesqueiro do Cabrita fica a uns 20 minutos do Centro de Porto Xavier, na área rural da cidade.

É um rancho de pesca, onde é possível fazer passeios de barco, pescar, praticar esportes ou simplesmente contemplar um lindo pôr do sol no local. 

Além disso, o lugar tem restaurante e também funciona como pousada. Tudo é administrado pelo Dávio Weber, o Cabrita, e sua esposa, Elisete Kohl.

Rancho Costeiro

A linda pousada localizada no interior de Porto Xavier tem estrutura completa para quem deseja, além de se hospedar, passar o dia.

Há quiosques com churrasqueiras e também churrasqueiras espalhadas pela mata na área de camping. Entre as atividades de lazer estão campo  de futebol e vôlei, área de lazer para crianças e lago com pedalinho cisne branco. No total, são 15 hectares de estrutura no Rancho Costeiro.

Os chalés para até 4 pessoas são equipados com cozinha. O local é perfeito para quem deseja curtir a natureza e desfrutar de acomodações confortáveis. O preço da diária nas cabanas é a partir de R$ 120.

Os chalés do Rancho Costeiro recebem até 4 pessoas


Texto da jornalista Nicole Fritzen

Você também pode gostar desses textos:

Roteiro de 1 dia por São Nicolau, cidade de uma das reduções jesuíticas 

Santo Antônio das Missões: museu repleto de obras da época dos jesuítas

São Miguel das Missões, a cidade mais visitada pelos turistas que vão às Missões

Turismo de fé de São Paulo das Missões

Como é visitar o Santuário do Caaró, em Caibaté

São Luiz Gonzaga: terra da canção missioneira e do carreteiro

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes