O que fazer em New Orleans: roteiro pela famosa cidade da Louisiana

O que fazer em New Orleans: roteiro pela famosa cidade da Louisiana

Provavelmente um dia você já viu imagens do colorido carnaval do sul dos Estados Unidos, o Mardi Gras, ou então de pessoas tocando blues e jazz com sorriso no rosto. Tenho certeza que estas cenas foram em New Orleans e, por isso, fiz um roteiro completo sobre o que fazer em New Orleans, conhecida também como Nola. 

Minha viagem a New Orleans ocorreu entre o final de novembro e o início de dezembro de 2021. Mesmo às vésperas do inverno, a cidade estava iluminada e com temperatura super agradável!  

French Quarter é um animado bairro onde você encontrará alguém tocando jazz ou blues | Foto: Divulgação TSUSA

Para iniciar esse roteiro por New Orleans, é importante conhecer um pouco de sua localização. 

À beira das águas do Mississippi, Nola é rica em história, arquitetura e gastronomia.

O estado da Louisiana é uma das referências para quem deseja conhecer de verdade a história dos Estados Unidos. Por lá, muita coisa é diferente e, por isso, revela um destino repleto de alma e identidade, marcada principalmente pela imigração. 

New Orleans é o principal destino turístico da Louisiana. Tem personalidade forte, de origem francesa, africana e hispânica. Foi lá onde iniciou o primeiro bairro negro dos Estados Unidos, o que produziu uma rica cultura.

Então, depois desta breve introdução, segue neste texto para conhecer os principais pontos turísticos. É uma ótima pedida para organizar sua próxima viagem aos Estados Unidos!

Um passeio sem pressa pelo centro histórico de New Orleans é uma grande descoberta | fotos: Anelise Zanoni

Caso você queira dar uma espiada nos hotéis da cidade, entre nosso link do Booking. Você economiza e ainda ajuda o blog a crescer mais e mais!

O que fazer em New Orleans

No centro histórico de New Orleans está a explicação de muitos fatos históricos. É por lá que seu passeio pode iniciar e, se você tiver pouco tempo na cidade, indico que invista apenas neste pedaço do mapa!

Abaixo você encontra uma seleção de dicas sobre o que fazer em New Orleans, agitada cidade que é berço do jazz e do blues.

A linha do St. Charles Streetcar passa por importantes mansões da cidade | Foto: Cheryl Gerber Photo, TSUSA

1 – French Quarter 

Quem observa os prédios numa caminhada pelo French Quarter encontra muita história em ruas estreitas e lindos prédios coloridos. 

Embora tenha fortes heranças da França, muitos dos prédios têm características espanholas. Por isso, é fácil achar casas crioulas, a maioria com quase dois séculos de história, com telhados inclinados e fachadas de madeira. 

Os prédios de alvenaria são coloridos e, muitas vezes, protegidos por sacadas de ferro.

Além de belas, as construções abrigam lojas, restaurantes e bares, o que traz animação garantida. 

Casarões coloridos e com sacadas são tradicionais na área histórica | FOTOS: Ane Zanoni

No French Quarter é comum ver jovens bebendo e fazendo festa pelas ruas e, com sorte, bandinhas típicas de jazz e soul percorrendo ruelas próximas a Bourbon Street ao som dos trompetes, saxofones e clarinetes.

Falar nisso, a Bourbon Street mereceria um capítulo à parte. É uma rua ampla com muita iluminação, grandes letreiros e vida noturna. Além disso, oferece diversas atrações para você se divertir à vontade, como bares e restaurantes com muita música e shows. 

Diferente da maioria dos lugares dos EUA, na Bourbon Street você pode beber à vontade, sem precisar esconder a sua bebida. Você também vai encontrar lindas apresentações de artistas de rua.

Uma dica: nos últimos tempos, a Bourbon Street vem sendo frequentada por pessoas que acabam bebendo demais. Então nunca ande sozinho por lá!

Catedral St. Louis

Eu diria que a região onde fica a Catedral St. Louis é uma das mais lindas do French Quarter. A igreja tem cor de manteiga e três torres. Foi construída no século 18 e passou por várias reformas ao longo dos anos.

A área onde fica a Catedral St. Louis é uma das mais bonitas de NOLA

Em 2005, o centro de New Orleans foi devastado pelo furacão Katrina e, por isso, a igreja precisou ser revitalizada.

City Tour pela cidade

Você pode fazer uma excursão turística em um ônibus panorâmico pela cidade. 

O City Sightseeing New Orleans é um City Tour divertido, informativo e flexível, que oferece transporte aproximadamente a cada 30 minutos em um ônibus aberto de dois andares. 

O ingresso custa a partir de 49 dólares para 2 dias (para adultos). 

2 – Jazz Museum

É quase inevitável: você visita New Orleans e se apaixona pela música. Por lá nasceram ritmos conhecidos e, por isso, a cidade tem um museu dedicado ao Jazz.

O New Orleans Jazz Museum celebra a história do jazz, em todas as suas formas, por meio de exibições interativas dinâmicas, programação educacional multigeracional, instalações de pesquisa e apresentações musicais envolventes.

O Museu do Jazz permite um passeio pela história da música em New Orleans | Foto: Divulgação

Uma curiosidade é que o museu fica na antiga Casa da Moeda dos EUA. No primeiro andar estão algumas exibições sobre o edifício original e os outros 2 andares são dedicados à história do Jazz. 

As exposições têm diversos instrumentos musicais de lendas locais do jazz. 

E uma curiosidade: nos andares superiores do museu você encontra salas com perfeita condição acústica para shows e festas. E quem percorre os corredores muitas vezes nem imagina que ali pode estar acontecendo um grande espetáculo!

Os ingressos custam a partir de 6 dólares.

3 – Museu Sazerak

Antes de falar sobre este museu, já dou uma dica: prepare-se para levar pelo menos uma garrafa de Sazerak para casa! Eu comprei apenas uma e me arrependi!

Bom, para quem não conhece, Sazerak é uma bebida típica de New Orleans e tem um grande e moderno museu para ser visitado. 

Na Sazerak House você pode experimentar as bebidas em degustações exclusivas de destilados e conhecer muito sobre a história da bebida da Louisiana.

Entre as atrações disponíveis no museu estão: excursão autoguiada e exploração da cultura e tradições animadas de New Orleans. Há também degustação de queijos e coquetéis com temática festiva e apresentação sobre o processo de engarrafamento do Sazerac Rye Whisky.

A entrada no museu é gratuita e as experiências exclusivas custam entre 20 e 50 dólares.

4 – JamNola

Eu simplesmente adorei esse museu repleto de vida e cor! O JAMNOLA é o primeiro pop-up experimental de Nova Orleans que leva o público de todas as idades em um passeio pelo carnaval da cidade, chamado de Mardi Gras.

No local a gente percorre 12 exposições, muitas delas interativas. As obras celebram a icônica arte, música, comida e teatro de Nova Orleans através dos olhos de mais de 20 artistas locais.

A exposição é perfeita para tirar boas fotos e se divertir. A gente aproveitou inclusive para fazer um vídeo durante a visita.

Outra coisa interessante é que, quando você ingressa no museu, ganha um acesso a um blog temporário. Aí as fotos que são tiradas nas exposições interativas ficam guardadas online por um tempo.

Os ingressos custam a partir de 20 dólares.

5 – Plantations

A história de New Orleans e do estado da Louisiana está diretamente ligada à área das plantations.

São mansões com arquitetura pré-guerra civil geralmente cercadas por belos jardins e terrenos mantidos com cuidado. No passado estavam diretamente ligadas ao cultivo da cana-de-açúcar.

Houmas House Plantation fica a cerca de uma hora do centro de New Orleans e é um belo passeio | Foto: Divulgação

A cidade tem vários casarões, geralmente em áreas um pouco mais afastadas do centro. Em um dos passeios visitei a Houmas Plantation, uma mansão espetacular localizada a pouco mais de uma hora de viagem 

Conhecida antigamente como “Palácio de Açúcar”, a Houmas House Plantation foi a maior produtora de açúcar do país. A plantation (fazenda) tem um belo terreno em volta da mansão. 

Além dos seus espetaculares jardins, a Houmas House Plantation tem arquitetura e decoração elegantes, com obras de arte lindíssimas! 

Estive na mansão durante uma festa e, com certeza, é um local que vale a pena visitar durante o dia para apreciar sua beleza.

6 – Le Musée de f.p.c.

Por outros bairros de New Orleans também é fácil encontrar marcas de um passado que fez da cidade berço do jazz e de manifestações culturais dos moradores negros, que levaram mais alegria e sabor aos pratos da gastronomia local. São diversos os pontos turísticos relacionados à temática. 

O museu fica em um antigo casarão e revela obras de arte sobre pessoas negras

No Le Musée de f.p.c, um casarão histórico abriga acervo com pinturas, esculturas e objetos de “pessoas livres e de cor”, como eram chamados os negros que não eram escravos. 

O casarão lembra muito aqueles lugares típicos dos filmes sobre New Orleans. E é uma grande oportunidade para conhecermos um estilo de arte pouco comum e que retrata a vida dos negros. 

As visitas guiadas custam a partir de 22 dólares.

7 – Museu Los Isleños

Um pouco mais afastado do centro está o museu Los Isleños, que retrata a vida de imigrantes das Ilhas Canárias. É um local bastante curioso e uma grata surpresa!

O local preserva as heranças culturais dos espanhóis, que chegaram na Louisiana entre os anos de 1778 e 1783. No passeio você encontrará nove simpáticas casinhas que contam um pouco da história do local e dos imigrantes – algumas delas há mobiliário típico.

Uma das coisas que achei mais interessante na visita foi a recepção calorosa dos descendentes de espanhóis. Senhores beirando uns 80 anos nos receberam felizes, contando cada detalhe da história local.

No fim do nosso passeio visitamos o salão de convenções, onde ocorre uma feirinha de artesanato local. Fomos recebidos com bolo recheado e champagne, um luxo! 

Onde se hospedar em New Orleans 

São muitas as opções de hospedagem em New Orleans, que variam de acordo com seu orçamento e também com a localização que você deseja. Durante minha viagem fiquei hospedada no Hyatt Regency, local onde foi realizado o evento International Showcase, da Travel South USA.

É um hotel moderno, com amplo local para reuniões e feiras e é uma ótima opção para quem está participando destes eventos.
Siga lendo nossas dicas, pois vou explicar direitinho como é o hotel Hyatt e indicar outros hotéis.

Caso você queira conhecer e reservar outras hospedagens em New Orleans, use nosso link do Booking com descontos especiais! 

Hyatt Regency New Orleans

Localizado na parte mais moderna da cidade, o Hyatt Regency New Orleans fica no centro da cidade, próximo a Champions Square, Smoothie King Center e a poucos minutos do histórico French Quarter. 

É um hotel grande e super prático para quem está participando de eventos por lá. Só para vocês terem uma ideia, o empreendimento conta com 1.193 quartos modernos e de design contemporâneo. Em muitos deles é possível ter uma vista ampla da cidade.

O meu quarto tinha vista direta para o Superdome, o principal estádio da cidade. Inclusive quando estava hospedada teve um jogo do Dallas Cowboys. 

O hotel tem oito restaurantes exclusivos, que incluem equipe preparada e um premiado chef confeiteiro, com uma variedade de pratos inspirados na cidade.

Você pode ainda desfrutar de uma das cabanas privativas que ficam à beira da piscina com espreguiçadeiras e serviço completo de comida e bebida. Além do Regency Club Lounge, que oferece café da manhã, lanches da tarde, aperitivos e sobremesas à noite, e serviços de concierge do clube privativo. As vistas do lounge do 32º andar são de tirar o fôlego, com todo o French Quarter, Warehouse District e Caesars Superdome.

No segundo andar da hospedagem fica o FedEx Office® Print & Ship Center, um local que oferece serviços comerciais para quem se hospeda a trabalho, desde impressão de pôsteres e banners até suprimentos de escritório de última hora. 

O hotel tem também academia – que eu nem visitei porque estava com a agenda lotada (que desculpa, né…)

As diárias do Hyatt Regency custam a partir de 260 dólares. 

Hotel Monteleone

Localizado no coração do French Quarter, desde 1886, o Hotel Monteleone é uma referência na cidade. Mantém 522 apartamentos, sendo 55 deles suítes e quartos exclusivos com temática voltada para literatura. 

O Monteleone é um hotel clássico da cidade e mantém um interessante bar, dentro de um carrossel giratório | Foto: Divulgação

Truman Capote e Ernest Hemingway estão entre os homenageados nos quartos temáticos. Além disso, o hotel mantém um bar em formato de carrossel, que gira durante o serviço. O local foi, por muitos anos, ponto de encontro em New Orleans. 

Tivemos a oportunidade de conhecer o bar do hotel em uma das noites. Vibrante e repleto de pessoas, pude perceber que ainda hoje é um ponto turístico badalado de Nola. 

No cardápio são vendidos drinques, vinhos e deliciosos petiscos, como tábua de queijos e charcutaria de diferentes sabores e países.

As diárias do Monteleone custam a partir de 180 dólares.     

Four Seasons Hotel & Private Residences

Para quem gosta de ambientes modernos, o recém inaugurado Four Seasons Hotel & Private Residences dá uma alegria. Localizado em Riverfront, com vista para o canal, o empreendimento de luxo impacta logo na chegada

Hotel Four Seasons aposta em decoração moderna e luxuosa | Foto: Divulgação

Lustres gigantes de cristal e decoração moderna chamam a atenção. Além disso, o hotel conta com restaurantes assinados por chefs e com vista para o Rio Mississippi. 

Pode ser uma ótima opção para quem gosta de combinar momentos para curtir um bom hotel e fazer passeios turísticos em uma cidade interessante. 

Gastronomia do Four Seasons é um dos destaques do hotel | foto: Divulgação

As diárias combinam com o luxo: custam a partir de 400 dólares. 

** Minha viagem a New Orleans ocorreu no final de 2021, a convite da Travel South USA, uma organização que reúne 12 estados do sul americano com o objetivo de promover o que eles têm de melhor na área do turismo.  

:: Leia mais sobre os Estados Unidos ::

Como renovar o visto americano durante a pandemia 
5 roteiros para curtir a natureza no Sul dos Estados Unidos 
Conheça Clearwater, a melhor praia dos Estados Unidos
Roteiro para quem visita Nova York pela primeira vez

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes