5 lugares para comer antes de subir a Serra Gaúcha

5 lugares para comer antes de subir a Serra Gaúcha

Para quem pega a estrada, uma das melhores coisas é fazer uma paradinha para tomar um café e conhecer um novo lugar. Por isso, selecionamos 5 lugares muito legais para comer antes de subir a Serra Gaúcha

O Café Santo André possui cardápio com muitos pratos deliciosos.

Nosso roteiro é para quem sobe a serra pela RS-239 e RS-115 – trecho que liga Porto Alegre a Gramado.

Na nossa lista há cafeteria e lugar para comer um lanchinho rápido, mas há também estabelecimentos que merecem algumas horinhas de descanso. Nesta nossa seleção escolhemos estabelecimentos localizados em Araricá (RS), no Vale Germânico

O pequeno município de quase 10 mil habitantes fica no meio do caminho de quem vai a Gramado a partir da capital dos gaúchos.

Então, se você ficou curioso, continue a leitura, pois tem muita coisa deliciosa pela frente!

Para lanches rápidos 

Se você não tem tempo de curtir uma refeição, a melhor pedida pode ser fazer um lanche ou aproveitar um buffet já montadinho. 

Nós visitamos 3 estabelecimentos deste estilo e fizemos uma listinha para vocês. Tem opção de comida caseira e também de lanches tradicionais, como pastel, cuca e caldo de cana. 

Confere aí!

Magrella’s Restaurante

Fachada do Magrella’s

Comandado por uma pequena família, o Magrella’s surpreende logo na entrada. Com fachada simples, o restaurante é muito bonito por dentro. O amplo salão tem capacidade para grandes grupos e é muito bem decorado, com flores, espelhos e detalhes escolhidos pela família.

Bife acebolado do Magrella’s

A casa abre de terça a sábado e serve à la minutas montadas à moda da casa. Isso significa que você encontrará um balcão de buffet nada tradicional para uma à la minuta: tem macarrão com molho, aipim cozido, feijão, arroz, batata frita, ovo cozido e muitas saladas.

O buffet é uma delícia!

Há diferentes tipos de à la minuta, mas todos partem do buffet do balcão. Quem escolhe o modelo mais básico, recebe um grelhado à mesa (pode ser acebolado).

Quem prefere o estilo executivo, recebe, além da carne grelhada, queijo coalho artesanal. 

Aos domingos essa sequência é à vontade. 

O valor da à la minuta varia de acordo com o dia da semana e também com o modelo escolhido, partindo de R$ 18,90 – isso porque quem paga com dinheiro ganha descontinhos.

Ponto das Cucas

Que tal uma xícara de café preto com cuca de uva?

O Ponto das Cucas é um clássico da estrada que leva para a Serra Gaúcha! Simples e de fácil acesso, o lugar está aberto há cerca de 20 anos e oferece diversos lanches.

As rosquinhas também fazem sucesso!

O principal destaque é o pastel feitos na hora, sendo o de carne um dos mais famosos! De acordo com os proprietários do local, é comum os viajantes pegarem os pastéis para comer durante as viagens!

Além do lanche salgado, fazem sucesso as deliciosas cucas com diversos recheios. Nós experimentamos uma cuca de uva e estava muito fofinha!

O espaço tem ainda muitos souvenirs da região para quem adora levar uma lembrancinha para casa.  Entre eles, artigos gauchescos e até panelas de ferro. 

Tenda do Pinheiro

Há uma linda vista na Tenda do Pinheiro

A Tenda do Pinheiro é o lugar perfeito para quem busca uma parada rápida para fazer um lanche rápido na beira da estrada.

Aberto há 13 anos, o local também tem pastéis fritos na hora e o famoso caldo de cana, uma bebida ligada ao cultivo da região. Por falar em pastel, são 20 sabores a escolha!

A casa tem ainda almoços com buffet a quilo e venda de produtos coloniais, como queijo, cuca e biscoitos. 

Para uma refeição completa

Se você tem um pouco mais de tempo, vale a pena parar em dois lugares que vamos indicar aqui: a Santo André Cafeteria e o Guntherland. A cafeteria, embora fique na beira da estrada merece uns minutos a mais, pois tem linda decoração e farto cardápio. Já no Guntherland indicamos pelo menos um turno, pois o local fica na área rural e tem programação para a família inteira.  

Santo André Cafeteria

A decoração do lugar é muito charmosa

Esse é um achadinho de respeito e confesso que ficamos encantados com o lugar! 

A cafeteria é uma surpresa e oferece um ambiente aconchegante e extremamente charmoso. A decoração chama a atenção e traz objetos antigos e muito charmosos.

A Santo André Cafeteria trabalha com muitos cafés especiais do Espírito Santo e de Minas Gerais, servidos a partir de diferentes métodos. Além disso, há os clássicos cappuccino e moccha.

O cardápio é farto e lotado de delícias!

No cardápio também encontramos doces diversos, com receitas francesas, belgas e alemãs, todas servidas em lindas louças de porcelana. 

A turma do Santo André preparou uma mesa completa pra gente no dia da visita. Foi difícil escolher a receita mais gostosa! Entre os pratos selecionados pra gente estavam croque monsier, com casquinha preta e tudo, e o famoso sanduíche Santo André, montado com pão de forma, queijo, lingüiça, tomate, ovo e alface.

No local ainda podemos aproveitar para comprar produtinhos da região para levar pra casa. 

Guntherland

Área externa do Guntherland

Prepare-se para uma experiência na natureza, que mescla gastronomia, conhecimento e um turismo sem pressa. 

A Güntherland é um lugar único, que vale muito mais do que uma paradinha rápida. Localizada na área rural de Araricá (RS), a propriedade tem quase 35 hectares e um projeto agroecológico super legal, com um restaurante charmoso, pracinha para as crianças e animais como ovelhas, vacas e galinhas. Há também uma casinha na árvore e área para as crianças brincarem.

Os campos com ovelhas encantam os visitantes

O espaço é comandado por um casal de médicos, que abre a Güntherland ao menos uma vez ao mês para eventos especiais. É justamente nestes eventos que ocorre o almoço, preparado pela família e com um ingrediente especial: a carne de cordeiro

Mesmo com cardápio voltado para as carnes, há também possibilidade de pratos vegetarianos, basta avisar na hora da reserva!

Entradinha do cardápio

No calendário há também programação especial para o Dia das Mães e Dia dos Pais. 

No local também há produção de artesanatos em lã ovina, pelegos campeiros, pelegos decorativos, peças de vestuário e decoração. Além de uma produção própria de suco de uva puro.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes