Ilha de Santo Aleixo: o paraíso escondido em Pernambuco

Ilha de Santo Aleixo: o paraíso escondido em Pernambuco

O estado de Pernambuco é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, conforme consta na última pesquisa feita pelo site Skyscanner. Por lá, os turistas têm o objetivo de conhecer, principalmente, Recife, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha ou para passar o carnaval em Olinda.

De fato, esses três destinos são muito cobiçados. Mas Pernambuco tem muito mais para nos mostrar! Principalmente se o seu destino estiver entre as cidades de Recife, Porto de Galinhas e Olinda.

Onde fica:

A cerca de 75 km de distância de Recife fica uma cidadezinha chamada Sirinhaém. Pequena e simples, esconde uma das maiores belezas do Estado: a ilha de Santo Aleixo.

O local é simplesmente paradisíaco e muito bem preservado. Ah, e é uma ilha deserta! 

Os passeios até lá são feitos durante o dia e para chegar é necessário ir de lancha. Importante sempre ir com um guia turístico, ok? 

A ilha é tão bem preservada que o restaurante que serve os turistas é móvel! Ele fica em um barco que vai até o local de manhã cedo nos dias dos passeios e fica até o final da tarde, quando os passeios encerram.

Alguns locais dizem que a ilha tem dois “sóis”, porque realmente, lá é muito quente! Então já sabe, né? Capricha no protetor solar! 

Ah, e se você quiser chegar ao outro lado da ilha, será necessário fazer uma pequena trilha – leve água e boné.

Algo que achei interessante na ilha de Santo Aleixo é que na praia principal nós sentimos a areia nos pés, mas, quando chegamos ao outro lado da ilha, o que sentimos debaixo dos nossos pés são pedras. Ou seja, são paisagens diferentes na mesma ilha! 

Como fazer o passeio

Para chegar até a ilha, contratei um pacote de passeio que nos buscou na porta do hotel em Porto de Galinhas, nos levou de van até Sirinhaém e forneceu o transporte de lancha até a ilha. O trajeto de volta também estava incluso. Ao todo, esse passeio custou apenas R$60,00 e com certeza valeu muito a pena!

O restaurante móvel segue a faixa de preços dos restaurantes que visitei enquanto estava hospedada em Porto de Galinhas. Os pratos custam a partir de R$25,00. Claro que no cenário de hoje é provável que esses valores estejam diferentes.

Ao longo de toda minha estadia em Pernambuco encontrei pessoas extremamente carismáticas, dispostas a ajudar e muito receptivas.

Em quase todos os passeios os guias se ofereciam para tirar fotos nossas. Faziam um book inteiro com fotos de todos os ângulos, sem cobrar nada a mais! Eu percebi que isso é algo normal para eles, mas é diferente do que geralmente encontramos nas trips que fazemos aqui pelo Sul.

Espero que você tenha gostado de saber mais sobre esse destino e que tenha ficado com vontade de conhecer! Com certeza é um passeio que vale muito a pena. Então se você for para alguma dessas cidades que cercam Recife, não deixe a Ilha de Santo Aleixo de fora! 

Texto de Ândrea Miritz, estudante de jornalismo. Siga o perfil no instagram  @andynaviagem

Você também pode gostar deste conteúdo:

Chapada dos Veadeiros no Carnaval: viagem das sete mulheres

Lugares para conhecer em Garopaba (SC)

Siriú (SC): Um destino para reiniciar

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Categorias

Siga Nossas Redes