Cerros de Gaya: vinícola em Dom Pedrito (RS) encanta ao pôr do sol

Cerros de Gaya: vinícola em Dom Pedrito (RS) encanta ao pôr do sol

Para quem busca uma experiência diferenciada no Pampa Gaúcho, outro lugar encantador é a Vinícola Boutique Cerros de Gaya, em Dom Pedrito (RS) e pertinho de Bagé.

Para chegar é preciso percorrer uns 15 minutos de estrada de chão. Se não estiver chovendo, é super tranquilo. 

O caminho até a fazenda nos faz embarcar no clima surpreendente do Pampa, com os campos a perder de vista, cavalos, ovelhas e toda beleza característica da região. E, quando chegamos na vinícola, ficamos encantados com o visual diferente (leia mais adiante como é a visita!).

A Cerros de Gaya não tem fabricação própria, apenas parreirais. Por isso, a vinificação dos rótulos ocorre na Vinícola Peruzzo, de Bagé (RS). A família proprietária da vinícola preza pela qualidade, por isso a produção das bebidas é limitada. 

Leia também > O que fazer em Dom Pedrito (RS): vinhos e atrações no Pampa gaúcho

O enoturismo na vinícola Cerros de Gaya

Estivemos pessoalmente na Cerros de Gaya em setembro de 2021. O visual da pequena vinícola boutique é diferente de tudo o que vimos pelo Pampa.

A estrutura que recebe os turistas fica no topo de um cerro da fazenda. E foi idealizado um espaço especial para receber os turistas, decorado de forma rústica e com muito bom gosto! 

A proprietária e sócia, Eveline Previtali, decorou tudo com muito charme e capricho. Ela pensou nos mínimos detalhes para tornar o ambiente aconchegante e chegou a garimpar dezenas de cactos no Cactário Horst, um dos maiores do mundo e que nós visitamos no município de Imigrante, no Vale do Taquari. 

O jardim repleto de diferentes tipos de cactos, cristais brutos, flores, além de pés de limão siciliano e oliveiras nos transportam para destinos internacionais.

Para quem tem a experiência, um dos atrativos mais deslumbrantes é o visual lindíssimo que o pôr do sol proporciona nos campos da família. 

Nos banquinhos de pedra ou no pergolado de madeira, os visitantes apreciam os vinhos da vinícola da forma que preferirem. 

Para complementar a visita, a Cerros de Gaya vende tábua de frios com vinhos ou espumante no valor de R$120 por pessoa (valor de setembro de 2021). É preciso agendar com antecedência. 

O local atende até 40 pessoas e tem estrutura completa, com dois banheiros espaçosos, copa, mesinhas e cadeiras. 

Para os aventureiros, outra opção de turismo é o projeto “Pampa de Bike”, que faz um percurso de 96 quilômetros entre a Vinícola Peruzzo e a Cerros de Gaya. Se você tem interesse basta agendar pelo site. 

Em uma parceria com a empresa Terra Pampa, a Cerros de Gaya também oferece degustação de azeites extravirgens pelo valor de R$80 por pessoa.

Conhecemos o local num dia nublado de inverno, portanto, não curtimos tudo que podíamos. Por isso, ficamos com “gostinho de quero mais” e, com certeza, a vinícola ficou marcada para próximas viagens à fronteira! 

Conheça também a Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito

Uma curiosidade sobre a Cerros de Gaya

Antes de encerrarmos o texto, queremos contar que há oito anos as uvas são cultivadas na propriedade da Cerros de Gaya, sendo destinados 10 hectares aos vinhedos. Além disso, desde 2016, 35 hectares são dedicados para a plantação de sete tipos de oliveiras. 

Em 2017, foi desenvolvido o primeiro vinho assinado pela Cerros de Gaya, um cabernet sauvignon. Atualmente, a marca conta com sete rótulos, sendo três espumantes, um vinho rosé, dois tintos e um branco. 

O nome da vinícola foi inspirado em uma labradora da família, resgatada de maus tratos. Segundo a mitologia grega, Gaya é a deusa mãe-terra, simbolizando toda a vida na natureza.

Nós adoramos a experiência e esperamos voltar em breve para curtir o pôr do sol na Cerros de Gaya. Com certeza, faremos um brinde!

Gostou da nossa dica pelo Pampa Gaúcho? Deixe seu comentário e compartilhe este post com as pessoas que amam vinho e lugares diferentes. 

Este texto faz parte de um projeto desenvolvido pelo Travelterapia por meio da agência de comunicação Way Content e do Sebrae/RS. O roteiro inclui 12 cidades das regiões do Pampa e Fronteira do Rio Grande do Sul.

Texto da jornalista Thamyres Thomazini, com supervisão e coordenação da jornalista Anelise Zanoni

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes