10 Destinos de verão no Rio Grande do Sul

10 Destinos de verão no Rio Grande do Sul

Está buscando dicas de passeio durante o verão no Rio Grande do Sul? Selecionamos 10 destinos para você aproveitar o verão gaúcho. 

Há muitas opções de destinos regionais para curtir essa época do ano e se refrescar da melhor forma. São cachoeiras, lagoas e praias de mar. Tudo o que um bom apaixonado por verão adora! 

Selecionamos 10 destinos incríveis para aproveitar o verão no RS e ser feliz. Continue lendo para conhecê-los.

Arambaré

Arambaré é o destino perfeito para quem gosta de natureza e ecoturismo.

Localizada na Costa Doce do Rio Grande do Sul, a cidade reserva trilhas no meio da mata, trekking, acampamento, passeio de jipe e contato com diferentes espécies de fauna, flora e figueiras.

Além disso, boa parte das atrações estão voltadas para a Lagoa dos Patos e, lógico, para as praias de água doce.

Uma boa dica é percorrer o Caminho das Figueiras Centenárias, um passeio ideal para os aventureiros. O roteiro passa por praias, fazendas e dunas, percorrendo muitas vegetações. O passeio se encerra com um piquenique delicioso em meio a natureza.

Dois irmãos 

Que tal se aventurar por uma trilha onde o destino final é uma linda cachoeira com água bem gelada para se refrescar?

 A cachoeira das sete quedas, em Dois Irmãos, é o destino perfeito para isso.

A trilha até a cachoeira dura mais ou menos 40 minutos, então, prepare-se para caminhar, se molhar e possivelmente sofrer alguns tombos. É uma boa aventura de verão!

Quer saber como é fazer essa trilha? Confere aqui o texto que fizemos contando como é essa aventura!

Mostardas

Foto Divulgação: Prefeitura Municipal de Mostardas

Mostardas é um destino pouco desbravado pelos turistas, mas que vale a pena. Se você deseja fugir da muvuca das grandes praias e refrescar-se em um destino menos óbvio, indicamos este município. 

Mostardas tem alguns atrativos interessantes para curtir o verão, como o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, alguns faróis, a Praia do Farol e a Lagoa do Bacupari. Essa última chama atenção pela água transparente e agradável, diferente da água gelada que estamos acostumados a experimentar no Rio Grande do Sul. 

Além disso, as águas da lagoa são calmas e as dunas fazem com que possamos caminhar longe com o nível da água ainda pela cintura. Ao redor da lagoa estão muitos campings e restaurantes.

Rio Grande

Rio Grande fica no extremo sul do Estado e tem muitos atrativos para quem deseja se aventurar pelo RS durante o verão.

A natureza e a história da cidade são riquíssimas. Com uma praia que é considerada a maior do mundo em extensão e alguns outros lugares lindos com contato direto com a natureza, o destino sabe encantar os visitantes.

No destino você pode passear pelo Centro Histórico, tomar um bom banho de mar, conhecer uma linda vila com praia e árvores, se impressionar com a Estação Ecológica do Taim, fazer uma trilha de carro pelo Taim, ir ao Museu Oceanográfico e até mesmo andar de vagoneta (carrinho com uma vela) na Praia do Cassino.

Rolante

Foto Divulgação: Diego Ricieri Carraro – Prefeitura Municipal de Rolante

O município de Rolante é com certeza um destino de verão! A Castata das Três Quedas e a Cachoeira das Andorinhas fazem sucesso entre os visitantes. Além disso, o destino tem ainda um parque municipal de voo de asa delta para os corajosos.

Junto da Cachoeira das Andorinhas, você encontra a Gruta das Andorinhas, que tem um visual de tirar o fôlego, ótimo para contemplação, relaxamento e boas fotos. 

Santa Vitória do Palmar

Santa Vitória do Palmar é um destino muito charmoso e ainda pouco visitado por turistas.

É ótimo para quem busca tranquilidade e ficar longe de aglomerações. A cidade é cheia de praias bonitas e beleza natural.

A cidade tem ainda várias opções de hospedagem e atrativos turísticos como museus, prédios históricos e balneários. São quatro belas praias, que ficam a cerca de 20 km da cidade.

Nós preparamos um artigo completo sobre o destino, onde contamos tudo o que tem de melhor em Santa Vitória do Palmar, para conferir é só clicar aqui!

São Francisco de Paula

Se engana quem acha que São Chico é um destino apenas de inverno. O município que ficou conhecido pelo lindo lago São Bernardo, também tem ótimas opções para curtir o verão. O Parque das 8 Cachoeiras é um exemplo disso. 

Com 4 roteiros compostos por trilhas com muita natureza e 8 cachoeiras (algumas impróprias para banho), o parque é perfeito para se desconectar dos problemas rotineiros e se conectar com tudo o que a natureza tem a oferecer. 

Além de passar o dia no parque, você pode ainda se hospedar em uma das cabanas com vistas pra lá de bonitas ou na área de camping que tem no local.

Outro atrativo lindo para se conectar com a natureza e curtir o clima do verão, é o Mátria Parque, o novo parque de flores de São Chico. Um lugar repleto de beleza e boas vibrações. Saiba mais sobre o parque aqui!

Tavares

Um destino pouco conhecido, mas que revela paisagens surpreendentes e que nos fazem duvidar que estamos no sul do país e não no nordeste, é Tavares. 

A cidade fica na Costa Doce do Rio Grande do Sul, a 230 km de Porto Alegre, dentro do Parque Nacional da Lagoa do Peixe! Por lá você vai encontrar também a Lagoa dos Patos e um marzão para se esbaldar.

Confira aqui o guia completo de viagem com 6 atrações pela cidade, hotéis e restaurantes.

Torres

Torres é considerada por muitos veranistas a praia mais bonita do Litoral Norte do Estado. Com águas claras e lindas paisagens formadas por rochas, o município é uma ótima opção para quem deseja curtir o verão sem precisar ir para Santa Catarina em busca de praias com águas mais claras.

A Praia da Guarita é a mais famosa da região e oferece uma aventura rápida e imperdível: a subida até a Torre Sul. Você faz uma pequena trilha, que leva em torno de 5 minutos e chega ao paraíso, em cima de um penhasco com uma vista deslumbrante, é de encher os olhos.

O destino conta ainda com outras praias como a Prainha, a praia da Cal e a praia Grande. Para os jovens, a diversão é garantida, o centrinho bomba durante a noite, com seus bares, restaurantes e pousadas.

Para quem não gosta de muita agitação, indicamos fazer um passeio até a Ilha dos Lobos, uma linda reserva ecológica, cheia de lobos e leões marinhos. 

Vespasiano Correa

Foto Divulgação: Prefeitura Municipal de Vespasiano Correa

Vespasiano ficou famoso nos últimos anos por conta do Viaduto 13, um viaduto ferroviário da Ferrovia do Trigo, que ainda funciona! Duas vezes por dia trens de carga passam pelo local, por este motivo não é indicado subir no viaduto.

Além do famoso viaduto, existem outras atrações turísticas que podem ser exploradas e são perfeitas para curtir o verão. Se você ama cascatas, o destino tem algumas para oferecer.

Dentro do Camping Gracioli fica uma pequena cascata, onde você pode se refrescar e usufruir de outros serviços como estacionamento, cabanas espaçosas e piscina. 

Para quem vai visitar o viaduto, o Recanto Cascata é também uma boa pedida. Com área para camping, hospedagem e restaurante, o local ainda oferece passeios à Cascata das Três Quedas, com trilha e rapel para os mais aventureiros.

Você também pode gostar de ler…

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Booking.com

Categorias

Nuvem de Tags

Siga Nossas Redes